Brasil Novo Notícias: BELO SUN: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE IMPACTOS NA VOLTA GRANDE DO XINGU

sábado, 25 de novembro de 2017

BELO SUN: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE IMPACTOS NA VOLTA GRANDE DO XINGU

Foi com faixas e cartazes de apoio a instalação da Mineradora Belo Sun e de rejeição às ONGs e movimentos sociais, que os moradores da Ressaca, Ilha da Fazenda, Garimpos do Galo e Itatá, em Senador José Porfírio, receberam a caravana idealizadora da audiência pública denominada “Veias Abertas da Volta Grande do Xingu”. Teve gritaria e palavras de ordem logo na chegada.
Não queremos ONGs falando por nós” descrevia uma uma faixa
A audiência foi realizada nesta quinta-feira (23) na sede da cooperativa dos garimpeiros COOMEGRIF na Ressaca, em Senador José Porfírio no sudoeste do Pará e contou com a presença das defensorias públicas Estadual e da União, uma comissão da pastoral da Prelazia do Xingu e outra do Xingu Vivo Para Sempre, além do MAB - Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Movimento dos Atingidos por Mineração (MAM) e do Prefeito de Senador José Porfírio Dirceu Biancardi que tomou acento na mesa e pontuou os benefícios que o empreendimento trás para o Município e Região,
Nós temos a garantia de 30% dos empregos exclusivo para o nosso município e 70% para a região, nós temos a garantia de 78 condicionantes sem contar com os impostos que serão arrecadados e vai gerar recursos para que possamos tirar Senador José Porfírio da crise” Explicou Dirceu
Para o MAB, a população precisa conhecer mais o projeto, que pode ter impactos nas comunidades e meio ambiente.
Essa Região da Volta Grande do Xingu, sofreu um grande impacto, onde 80% do leito do Rio Xingu foi desviado para funcionar a Hidrelétrica de Belo Monte e no momento nossa maior preocupação é ver o maior projeto de extração de ouro no Brasil sendo aplicado em uma área que já sofre por causa destes impactos” disse Jakson Dias do MAB

Pelos estudos já apresentados no projeto Volta Grande, a Belo Sun pretende extrair 150 toneladas de ouro ao logo dos próximos 17 anos, mas a maior polêmica são os impactos ambientais, como um reservatório de dejetos maior que o de Mariana que estourou, causando danos ao Rio Doce, e o uso de cianeto, produto altamente tóxico. Por isso a instalação da Belo Sun divide opiniões.
Mas a grande maioria da população que reside nas áreas que serão afetadas se mostram favoráveis e pedem agilidade no processo de liberação da licença de operação, são moradores que sofrem a anos com abandono, ausência do poder público e buscam crescimento e valorização de sãs terras e mercadorias.
É o desenvolvimento chegando para nossa região que já existe a mais de 40 anos e vive em condições de extrema pobreza e necessidade, nós queremos e precisamos de Belo Sun aqui, pois merecemos uma vida mais digna e melhor” ressalta o eletricista Hélio Alves.
O projeto Volta Grande tem estudos sólidos e matem diálogo constante com as comunidades, na sede construída na região, moradores e entidades visitam e se inteiram do que é a empresa e o empreendimento. Ações parceiras e atividades de capacitação de mão de obra também estão sendo desenvolvidas, talvez seja esse o motivo do apoio das dos distritos ao empreendimento.
A empresa Belo Sun foi convidada para a audiência, mas não enviou representantes. O cacique Giliard Juruna, representa os indígenas da região da volta grande esclarece que apenas quer que seja diferente de Belo Monte, que tenha mais diálogo e cumprimento de condicionantes.
Se for pra ser feito, que seja feito um estudo detalhado sobre os impactos ambientais e que sejam cumpridas as condicionantes e os nossos direitos sejam garantidos” detalhou Giliarde Juruna
NOTAS:
A reunião realizada na Vila Ressaca (PA) na última quinta-feira, 23, foi uma oportunidade para as comunidades próximas do Projeto Volta Grande demonstrarem espontaneamente seu apoio ao empreendimento que queremos levar para a região. Apoio que é resultado do diálogo com os moradores dessas comunidades, principais interessados no desenvolvimento local. Um relacionamento que vem sendo construído ao longo de todo o processo de licenciamento.
Seguimos à disposição de todas as partes interessadas, com a certeza de que o Projeto Volta Grande será fundamental para estimular o desenvolvimento da região e do Pará.
O Movimento Xingu Vivo ainda não quis comentar a rejeição dos moradores.

Por: Suene Oliver
Fonte: Xingu230

Nenhum comentário:

Postar um comentário