quinta-feira, 20 de setembro de 2018

COM BAIXO ESTOQUE DE SANGUE, HEMOPA VOLTA A CONVOCAR DOADORES

Situação mais crítica está com a insuficiência de bolsas de sangue dos tipos A-, O- e B-
Foto:  Igor Brandão/Agência Pará
Com funcionamento de 70% na capacidade de atendimento, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) volta a convocar doadores de sangue, com urgência, para reverter a situação do estoque de sangue. O baixo índice pode interferir na qualidade e agilidade do atendimento das demandas transfusionais para os mais de 200 hospitais da rede pública e privada.
A situação mais crítica está com a insuficiência de bolsas de sangue dos tipos A-, O- e B Negativos. Para aumentar o número de comparecimento, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) está acionando candidatos cadastrados tanto no Clube de Doadores Raros, como também outros tipos sanguíneos Positivos de doadores cadastrados no hemocentro paraense.
O comerciante Elciomar Alves de Moraes, de 51 anos, foi um dos que atenderam o apelo do Hemopa e doou sangue na tarde desta terça-feira (18). “Doo sangue há 28 anos e incentivo familiares e amigos para exercitarem esse ato nobre e que salva vidas”, afirmou o doador, que tem o sangue A+.
Para ser um candidato à doação de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.
O Hemopa funciona na travessa Padre Eutíquio, 2109, de segunda a sexta, de 7h30 as 18h e, aos sábados, de 7h30 as 17h. Na Estação de Coleta Castanheira: de segunda a sexta-feira, de 10h as 18h, e aos sábados até 17h. O serviço também é oferecido no posto da Ação Cidadania do Pátio Belém, de segunda a sexta-feira, de 10h as 18h. Mais informações: 0800 280 8118.
Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário