Brasil Novo Notícias: SUSIPE DIVULGA NOTA SOBRE REBELIÃO NO CENTRO DE RECUPERAÇÃO REGIONAL DE ALTAMIRA

terça-feira, 18 de setembro de 2018

SUSIPE DIVULGA NOTA SOBRE REBELIÃO NO CENTRO DE RECUPERAÇÃO REGIONAL DE ALTAMIRA

Os detentos mortos durante o motim já foram identificados 
Nota à Imprensa: A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) informa que o motim no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT) já foi controlado. Cerca de 120 detentos custodiados no CRRALT se amotinaram, na madrugada desta terça-feira (18/9), após uma tentativa de fuga frustrada da unidade prisional.
Por volta da 01h30 da madrugada, um grupo de 16 presos da cela 3, do bloco A, tentou fugir pela janela de ventilação do local. Os agentes prisionais de plantão flagraram a movimentação pelas câmeras de segurança e acionaram a PM que interceptou a fuga. Os detentos correram então em direção ao bloco do semiaberto e atearam fogo na sala do gerador de energia e no galpão de alojamento. No motim, parte das celas e grades da unidade prisional, além da enfermaria e secretaria foram depredadas.
O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros já por volta das 04h da manhã. O motim terminou às 09h40 da manhã, quando os presos se entregaram, após negociação. Os detentos reivindicaram celeridade na análise dos processos penais pela Justiça. Uma recontagem e revista é realizada, neste momento, com a apoio de policiais do Comando de Operações Especiais (COE) da PM que se deslocaram de Belém até Altamira.
A Susipe, até o momento, não confirma nenhuma fuga de presos. De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe, seis detentos foram mortos por outros presos e um morreu carbonizado. Os corpos foram encaminhados para identificação no Instituto Médico Legal (IML). A Susipe informa ainda que outros três detentos tiveram ferimentos e foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Atualmente, o CRRALT custodia 374 presos. A capacidade é para 208. Um inquérito policial será aberto para investigar o caso.
Os corpos dos sete internos mortos durante o motim já estão no IML em Altamira.
Os sete custodiados mortos foram:
Fabio Ferreira Nogueira;
Natalino da Mota Azevedo;
Jorge Marcos de Souza Ribeiro;
Thauan Lacerda da Costa;
Elielson Vieira de Souza;
Antônio Carlos R. dos Santos

Por: Karina Pinto
Fonte: Xingu230

Nenhum comentário:

Postar um comentário