Brasil Novo Notícias: EM URUARÁ: MULHER É PRESA COM MAIS DE MIL REAIS EM NOTAS FALSAS EM UM BAR

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

EM URUARÁ: MULHER É PRESA COM MAIS DE MIL REAIS EM NOTAS FALSAS EM UM BAR

Uma mulher foi presa neste fim de semana na cidade de Uruará, sudoeste do Pará, portando R$ 950,00 em notas falsas. A prisão foi efetuada pela equipe de plantão da Polícia Civil, EPC Leandro, IPC Eládio, IPC, Michel e DPC Gabriel Silveira. A nacional, Andreia dos Santos Lima, 31 anos, foi autuada em flagrante pelo crime de moeda falsa.

A prisão ocorreu num bar da zona sul da cidade quando a equipe policial atendia a uma denúncia de som alto, durante averiguação dos populares que estavam no local a mulher foi flagrada com as notas de 50 reais falsas.
O delegado Gabriel Silveira detalhou sobre a prisão e fala a respeito da investigação em relação aos casos de distribuição de notas falsas no município. O delegado também faz recomendações para a população. "Nós da polícia civil notamos que ultimamente aumentou o número de pessoas vindo registrar ocorrências referente a notas falsas de dinheiro. já estávamos fazendo levantamentos a respeito quando fomos a um bar para apurar uma situação de som alto e na abordagem das pessoas que estavam lá encontramos com uma cidadã praticamente 950 reais em moeda falsa. foi dada a voz de prisão em flagrante pra ela pelo crime de moeda falsa. A prisão foi comunicada a justiça local e ao final do inquérito será remetida para a justiça federal para processamento e julgamento do crime. a presa já foi ouvida e não deixa claro quem teria passado as notas falsas para ela. Nós alertamos aos cidadãos, principalmente comerciantes, e a população de modo geral, para que fiquem atento as cédulas que recebem e verifiquem os sinais de originalidade. inclusive o banco central disponibiliza informações sobre os vários sinais de como verificar se a cédula é ou não verdadeira, então vale a pena a pessoa gastar uns 5 minutos do dia dela pra dar uma conferida nessas informações para aprender a fazer a verificação. e assim evitar que esse tipo de crime se dissemine e prejudique a economia local" recomendou.

Recomendação do Banco Central

Cédulas Suspeitas de Falsificação - Como Agir:Quando você receber uma cédula veja sempre os principais elementos de segurança:
- Nas notas da Primeira Família verifique a Marca-d'Água, a Imagem Latente e o Registro Coincidente. Verifique também o Relevo.
- Nas cédulas da Segunda Família do Real, verifique a Marca-d'Água, o Número Escondido, a Faixa Holográfica (nas notas de 50 e 100 reais) e o Número que Muda de Cor (nas notas de 10 e 20 reais). Sinta também o Alto-Relevo.
Importante
O Banco Central do Brasil examina se uma nota suspeita é verdadeira ou não. As notas falsas não são trocadas pelo Banco Central ou pelo Governo. O dinheiro suspeito pode ser apresentado a uma agência bancária, que se encarregará de encaminhá-lo para análise pelo Banco Central.
Crime
A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.
Como proceder no caso de receber uma cédula suspeita:
a) de um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico:
dentro de uma agência bancária e durante o expediente - encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
fora de uma agência ou do horário do expediente bancário - na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
b) numa transação do dia a dia:
Se você desconfiar da autenticidade de uma nota após observar os elementos de segurança ou comparar com outra cédula legítima, você pode recusá-la. É importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota para ser analisada pelo Banco Central.

Fonte: Gazeta Uruará

Nenhum comentário:

Postar um comentário