Brasil Novo Notícias: ELEITOR PARAENSE JÁ PODE FAZER A ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

sábado, 9 de março de 2019

ELEITOR PARAENSE JÁ PODE FAZER A ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

O prazo de movimentação do cadastro eleitoral está aberto. Serviços de segunda via de título, inscrição eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados podem ser solicitados pelos eleitores, em todo o país, desde o último mês de novembro, nos cartórios eleitorais. Também já foram reiniciados a emissão da certidão de quitação eleitoral e o serviço de pré-atendimento, via internet, do Título Net.
O cadastro eleitoral é um banco de dados da JE que reúne em um sistema informações dos mais de 147 milhões de eleitores brasileiros. Nele, ficam armazenados os dados e a situação do eleitor (se está regular ou não), além de informações sobre comparecimento às urnas, justificativa eleitoral e eventual trabalho como mesário. Também há dados sobre débitos com a Justiça Eleitoral e filiação a partidos políticos.
Algumas informações são sigilosas (filiação, endereço, telefone, data de nascimento e dados biométricos, entre outras) e devem ser atualizadas sempre que houver necessidade, como nos casos em que o eleitor tem de alterar dados pessoais, fazer recadastramento biométrico e solicitar transferência de domicílio eleitoral.

PARA ENTENDER

ZONAS

- O Pará possui 100 Zonas Eleitorais espalhadas nos 144 municípios do estado. O eleitor pode procurar o cartório do seu município o quanto antes para fazer a atualização cadastral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário