Brasil Novo Notícias: ÍNDIOS PROTESTAM CONTRA MUNICIPALIZAÇÃO DA SAÚDE INDÍGENA

quarta-feira, 27 de março de 2019

ÍNDIOS PROTESTAM CONTRA MUNICIPALIZAÇÃO DA SAÚDE INDÍGENA

Com a decisão, postos de saúde indígena seriam fechados, aproximadamente 400 em todo Brasil.
Em Altamira, cerca de 100 índios foram as ruas em protesto a decisões do atual governo. Eles pedem mais atenção para a saúde indígena e se posicionam contra o que consideram um retrocesso do presidente Jair Bolsonaro, em municipalizar a saúde.
Para eles a atitude representa um genocídio declarado. Manifestações estão acontecendo em todo país. Com a mudança anunciado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, os postos de saúde indígena seriam fechados, aproximadamente 400 em todo Brasil. Além da exoneração de 13,6 mil servidores que atendem esse grupo.
Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o problema é que a maioria municípios não tem recursos nem preparação para garantir um atendimento dentro das especificidades culturais e de saúde que os povos indígenas necessitam, de modo que a municipalização representaria um risco enorme.
Sesai
Criada em outubro de 2010, a Sesai surgiu a partir da necessidade de reformulação da gestão da saúde indígena no país, demanda reivindicada pelos próprios indígenas durante as Conferências Nacionais de Saúde Indígena.
A missão da secretaria é implementar um novo modelo de gestão e de atençãono âmbito do SasiSUS, descentralizado, com autonomia administrativa, orçamentária, financeira e de responsabilidade sanitária dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário