Brasil Novo Notícias: VIVEIRO MUNICIPAL COMEÇA PRODUÇÃO DE MUDAS PARA O PRÓXIMO ANO

quinta-feira, 21 de março de 2019

VIVEIRO MUNICIPAL COMEÇA PRODUÇÃO DE MUDAS PARA O PRÓXIMO ANO


A Secretaria Municipal de Agricultura e Mineração (SEMAM) tem como política o desenvolvimento da produção agrícola local disponibilizando equipamentos, com a mecanização das lavouras, ou facilitando o acesso a novas políticas como a escavação de tanques para piscicultura, a distribuição dos alevinos e também de mudas de espécies da região. A meta da Secretaria para este ano é aumentar a produção de mudas.
Em 2018, foram produzidas 80 mil, distribuídas no início deste ano para os agricultores que se cadastram na Secretaria. O Secretário de Agricultura, Joel Guerra quer aumentar para 100 mil a quantidade. “Porque a demanda é sempre maior que a nossa produção, por isto temos que aumentar a quantidade”, explicou.

Preparação dos Tubetes com terra para a produção das mudas

O processo de produção das mudas ocorre do Viveiro Municipal, localizado no Parque de Exposição. Nestes primeiros lotes os trabalhadores estão produzindo mudas de Açaí, e já estão programando a produção das mudas de cacau. “Só estamos aguardando a entrega das sementes pela CEPLAC”, relatou o Secretário. O plantio ocorre conforme o ciclo de cada espécie e são produzidos vários tipos como Maxarimbé, o Acapu, a Copaíba, o Ipê, a Acerola e o Cupuaçu.
Com esta política o Governo garante aos produtores a possibilidade de adquirirem as plantas a um custo muito mais em conta, do que o mercado atualmente oferece. A taxa deste ano ficou em R$ 0,50, por muda.

Por: Luis Henrique Silveira
Fotos: Cleyton Macário
Fonte: ASCOM/PMBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário