Brasil Novo Notícias: SÃO FÉLIX DO XINGU APOIA INDÍGENAS NA LUTA PELOS SEUS DIREITOS

sexta-feira, 29 de março de 2019

SÃO FÉLIX DO XINGU APOIA INDÍGENAS NA LUTA PELOS SEUS DIREITOS


O município de São Félix do Xingu está solidário com os povos indígenas na luta deles pelo reconhecimento e demarcação de suas terras, direitos conquistados e consignados da Constituição Federal de 1988, nos artigos 231 e 232. Para os indígenas, essa é a única uma forma de assegurar às futuras gerações a existência dessa sociedade, assim como a perpetuação de suas culturas e tradições, considerados um dos maiores legados a serem deixados a seus descendentes.
Com esse pensamento, as lideranças indígenas de São Félix, a prefeita Minervina de Barros Silva e os secretários municipais se reuniram nesta sexta-feira, 29, para elaborar ações de divulgação em massa, como documentários e vídeos que mostrem a realidade e necessidade dos irmãos indígenas, a fim de sensibilizar os governos estadual e federal na busca da garantia de direitos.
Na ocasião, houve consenso para que a Festa dos Povos Indígenas de 2019 seja realizada em duas grandes aldeias, agregando as menores. O tema deste ano será bem significativo mostrando realmente a luta constante: “Eu existo!”.

Governo de São Félix do Xingu unido na luta

Sendo assim, o primordial neste momento é a garantia e reconhecimento das necessidades voltadas à comunidade indígena, om o que o governo municipal está solidário e junto nessa luta.
Os povos indígenas passaram a se sentir ameaçados, a partir da medida tomada pelo presidente Jair Bolsonaro, que retirou da Fundação Nacional do Índio (Funai) a atribuição de demarcar terras indígenas, transferindo essa tarefa ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
“Eles são nossos irmãos, chegaram aqui bem antes dos portugueses, sempre os tratamos com igualdade e fraternidade, respeitando seus direitos e seus costumes. Nas nossas veias também corre sangue indígena e estamos ombreados a eles nessa luta pela garantia de direitos”, disse a prefeita Minervina.
Ontem, quinta-feira, 28, em centenas de cidades do interior do País, povos indígenas protestaram contra outra medida do governo federal: a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e a municipalização da saúde indígena, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário