Brasil Novo Notícias: INDÍGENAS OCUPAM ESCRITÓRIO DA NORTE ENERGIA

sexta-feira, 29 de março de 2019

INDÍGENAS OCUPAM ESCRITÓRIO DA NORTE ENERGIA

A justiça determinou a reintegração de posse.
Indígenas da região da volta grande do Xingu, ocupam o escritório da Norte Energia, em Altamira. São cerca de 80 índios, das etnias Juruna e Arara. O protesto é por compromissos que, segundo o grupo, não estão sendo cumpridos. 
A Justiça determinou a reintegração de posse do escritório no prazo de 24 horas. Os indígenas foram convocados pela empresa para uma reunião no dia 27 de março, para tratar de questões urgentes como, o sistema de comunicação com as aldeias que não funciona, a inoperância dos programas para produção de alimentos e geração de renda, a manutenção das estradas. Ao chegarem em Altamira, a reunião havia sido cancelada, sem nenhum aviso prévio. Com isso eles decidiram ocupar o local.
Em nota, a Norte Energia informou que “a empresa vem tomando as providências cabíveis para a retomada da posse de suas dependências, de modo a restabelecer o funcionamento normal da unidade e atendimento agendado aos indígenas.  Disseram também que a Norte mantém “posição de permanente diálogo e respeito às comunidades indígenas, entretanto reprova todas iniciativas ilegais e abusivas, como a verificada nesta ocupação das instalações da empresa”.
Prazo reintegração
De acordo com a determinação, os indígenas teriam até as dez horas da manhã desta sexta-feira (29) pra deixarem o local. No início da tarde a Polícia Federal e um oficial de justiça estiveram no escritório de assuntos indígenas para uma conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário