Brasil Novo Notícias: Projeto da Emater investe no cultivo de banana maçã em Altamira

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Projeto da Emater investe no cultivo de banana maçã em Altamira



Uma iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) no município de Altamira, no oeste do Estado, tenta recompor os bananais da variedade maçã, quase dizimados na região devido ao ataque de pragas e doenças como a Sigatoka Negra e o Mal do Panamá. A Sigatoka é uma das principais doenças da bananeira em todo o mundo, podendo causar a perda total da produção, assim como o Mal do Panamá.

Na tentativa de reverter a situação, a Emater implantou nas propriedades de dois agricultores familiares, no Projeto de Assentamento Itapuama, nas comunidades do Espelho e Transunião, Unidades Demonstrativas (UDs) de banana maçã. O projeto consorcia ainda cacau, mogno e milho - esta última cultura anual -, para garantir retorno financeiro mais rápido às famílias. O milho é utilizado ainda na alimentação de pequenos animais, como porcos e galinhas.

Cada UD recebeu 500 mudas de banana, certificadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que servirão ainda como um banco de multiplicação de mudas, para beneficiar outros agricultores, uma vez que a banana maçã tem grande aceitação no mercado regional e comercialização garantida. “Nossa intenção é multiplicar a banana com mudas sadias, para garantirmos uma produção de qualidade”, informou Josué Cavalcante, técnico da Emater, responsável pelo projeto.

A Unidade Demonstrativa tem outros objetivos. Todo o plantio reaproveita uma área utilizada anteriormente, por isso não requer desmatamento. O mogno ajuda no reflorestamento da área, enquanto o cacau é uma cultura considerada ecologicamente correta, por preservar a fauna e a flora. “O cacau produz a partir do terceiro ano e o mogno só com 20 anos. A banana será para multiplicação, mas a lavoura de milho, que começa a produzir com um ano, já vai dar retorno financeiro às famílias do projeto nesse primeiro momento”, acrescentou o técnico.

Fonte: O Xingu (Por: EMATER)

Nenhum comentário:

Postar um comentário