Brasil Novo Notícias: Altamira: Justiça ouve testemunhas que acusam prefeito Juvenil de compra de votos

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Altamira: Justiça ouve testemunhas que acusam prefeito Juvenil de compra de votos


A Justiça da 18ª Zona Eleitoral de Altamira ouviu nesta quinta-feira (24), os depoimentos de lideranças e moradores de Altamira, que acusam o atual prefeito de Altamira, Domingos Juvenil (PMDB), de abuso do poder econômico nas eleições de 2012.
A denúncia foi feita pela Coligação "Rumo Novo Com a Força do Povo", (PP/PDT/PT/PTB/PPS/DEM/PSB/PV/PRP/PCdoB/PTdoB), na qual Claudomiro Gomes da Silva (PSB) concorreu à Prefeitura de Altamira, que ingressou na Justiça Eleitoral do município com ação de investigação judicial eleitoral contra o prefeito eleito, Domingos Juvenil. A ação foi assinada pelo advogado Edydio Sales Filho, e proposta em 7 de novembro, e é motivada por denúncias de compra de votos durante a campanha eleitoral de Juvenil.
A audiência foi realizada no Fórum da Vara Agrária de Altamira e durou mais de sete horas. Das quatro testemunhas arroladas no processo pela Coligação "Rumo Novo Com a Força do Povo", apenas três prestaram depoimento. A última foi dispensada pelo próprio advogado de acusação, Edydio Sales.
A coligação requer à Justiça a cassação dos registros de candidatura ou diplomas de Domingos Juvenil e do vice-prefeito eleito, Joel Mendes, que venceram o pleito na coligação "O Trabalho Está de Volta" (PRB/PMDB/PTN/PSC/PHS). A ação também pede a inelegibilidade de ambos e a condenação ao pagamento de multa civil.
De acordo com a peça submetida à Justiça Eleitoral de Altamira, durante o período de campanha eleitoral, o então candidato Domingos Juvenil teria usado o poder econômico para angariar votos, o que contraria a legislação vigente. Um dos casos apontados na ação teria ocorrido no conjunto Jardim Independente II.
A denúncia feita pelo presidente da Associação de Moradores do conjunto dá conta de que, em meados de agosto, Juvenil compareceu a uma reunião com moradores e prometeu resolver o problema de abastecimento de água do bairro imediatamente.
Para isso, ele teria doado à comunidade uma bomba elétrica para abastecer a caixa d´água do conjunto, além de viabilizar a fiação elétrica para o seu funcionamento. Os advogados da coligação anexaram, à ação, fotos e vídeos que comprovariam as denúncias.
Outro caso apontado na ação judicial teria ocorrido no bairro "Paixão de Cristo", em Altamira. O então candidato Domingos Juvenil teriam "doado" materiais elétricos à comunidade do bairro. "Juvenil contribuiu para a instalação de poste de luz e fios elétricos nos últimos dez dias da campanha", diz a ação.
Com essa fase, encerra-se a instrução processual e abre os prazos para alegações finais da defesa e acusação.
Wilson Soares (WD Notícias)

Um comentário:

  1. E cara Wilson Soares, só posta coisa de no futuro que seus $$$$$$. Para com molecagem e cria coragem para fazer um jornalismo decente.

    ResponderExcluir