Brasil Novo Notícias: Audiência debate exploração de ouro na Volta Grande do Xingu.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Audiência debate exploração de ouro na Volta Grande do Xingu.



O projeto de exploração de ouro na região da Volta Grande do Xingu, foi novamente debatido com a população, nesta quinta-feira (10). Mais de 300 pessoas, entre autoridades do Governo do Estado, representantes dos Ministérios Público Federal e Estadual, Defensoria Pública, garimpeiros, ribeirinhos, indígenas e Professores da UFPA, participaram da audiência pública que aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamenta Luiz Rebelo, que fica na vila da Ressaca, município de Senador José Porfírio, ha cerca de 50 quilômetros de Altamira, no sudoeste paraense.

Na oportunidade a Secretaria de Meio Ambiente do Estado – (SEMA), possibilitou um debate aberto sobre o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do projeto, com o objetivo de subsidiar o parecer técnico a ser emitido pela equipe técnica da secretaria, para fins de licenciamento ambiental.

Já os representantes da Belo Sun Mineração, Empresa responsável pela exploração de ouro na região, fez uma explanação da documentação do Rima, que também está disponível aos interessados para consulta na biblioteca da Sema, em Belém, na unidade regional da Sema em Altamira, na prefeitura municipal de Senador José Porfírio, na Cooperativa dos Garimpeiros e na vila da Ressaca, em Senador José Porfírio. O documento pode ainda ser visualizado no site da Sema.

Todos os encaminhamentos feitos durante a audiência serão analisados pela SEMA. A expectativa é que em cerca de dois meses saia a Licença para a exploração da área.

Fotos e texto: Wilson Soares - (WD Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário