Brasil Novo Notícias: Começam as escavações para construção da casa de força complementar de Belo Monte

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Começam as escavações para construção da casa de força complementar de Belo Monte


Começaram ontem (10/01) as escavações da área entre as ensecadeiras construídas no Sítio Pimental, da Usina Hidrelétrica Belo Monte. As ensecadeiras são barragens provisórias moldadas com aterro compactado, que permitem a operação das máquinas em terreno seco no Rio Xingu. Estas estruturas ficaram prontas no final de dezembro de 2012, antes do prazo previsto pela equipe da Norte Energia, empresa responsável pelas obras e operação da usina.

Neste local, começam a ser erguidas as estruturas de concreto para instalação das unidades geradoras da casa de força complementar (233 MW) e as comportas do vertedouro. Para o diretor de Construção da Norte Energia, Antônio Kelson, “o começo das escavações da casa de força e do vertedouro, no Sítio Pimental, é um marco importante pois demonstra que o país, com Belo Monte, terá a energia limpa, barata e confiável que ele precisa para se desenvolver”.


A escavação é o primeiro passo para a construção da casa de força do Sítio Pimental, que culminará com o início efetivo da primeira turbina a entrar em operação, em 2015. Enquanto isso, a construção da casa de força principal, no Sítio Belo Monte (11.000 MW), continua no seu ritmo normal de obras, com a primeira turbina prevista para entrar em operação em 2016 e a última em 2019, com a conclusão do projeto.

Fonte: Acessoria de Imprensa da Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário