Brasil Novo Notícias: Ações de saneamento básico estão a todo vapor em Altamira

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ações de saneamento básico estão a todo vapor em Altamira

A Norte Energia já contratou mais de R$ 400 milhões em projetos na área de saneamento básico na região do Xingu. São investimentos na implantação das redes de água, esgoto, pavimentação, drenagem pluvial e aterro sanitário, que garantirá qualidade de vida à população dos municípios da área de influencia a UHE Belo Monte. Em Altamira e Vitória do Xingu, as obras estão em ritmo acelerado com os serviços de saneamento e pavimentação da área urbana.
Em Altamira, 2013 foi o ano de desenvolvimento na área de saneamento básico. Parte do aterro sanitário foi entregue e os resíduos sólidos gerados pela população já estão sendo depositados em uma área de 50 hectares, com três células escavadas e impermeabilizadas. No antigo lixão, foram realizadas obras de remediação da área, ou seja, o lixo foi todo retirado de cima do terreno natural e o local foi escavado para comportar as células impermeabilizadas que servem hoje para acomodar os detritos de forma correta e sem risco de contaminação do solo. A área revitalizada ficou pronta no ano passado e a destinação final do lixo é definida pela gestão pública.
Em Vitoria do Xingu é possível ver a transformação da cidade e as obras avançam a cada dia. Entre os trabalhos realizados no ano de 2013, estão as obras de saneamento básico com a implantação do sistema de esgoto sanitário, a conclusão de três das cinco estações de tratamento de esgoto, a drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica. Outro benefício é o aterro sanitário do município, que permite agora que os moradores depositem o lixo domestico sem degradação ambiental. Em Brasil Novo, algumas comunidades e agrovilas já contam com água encanada.
As obras favorecem as moradias em área urbana desses municípios que ainda não possuem ligações de água e esgoto. As modificações urbanas permitem que essas unidades habitacionais sejam conectadas ás novas redes. Os projetos nas localidades de Belo Monte (Vitória do Xingu) e Belo Monte do Pontal (Anapu) já foram entregues aos moradores das comunidades.
Mais avanços – A Norte Energia vai construir o total de 220 km de rede de esgoto e 170 km em tubulações de água potável no município de Altamira. Até o momento, segundo a Superintendência de Obras do Entorno, já foram construídos 88,4 km em relação a esgotamento sanitário e 76,1 km em rede de água. Os oito reservatórios de água, alguns com capacidade para 2.000 m³, já começaram a ser instalados na cidade. Antes das obras da usina, a cidade de Altamira não possuía sistema de coleta e tratamento de esgoto e apenas 14% de cobertura de água encanada.
Com informações do Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário