“Os buracos e a poeira desgasta muito os carros
elevando a depreciação do veículo e isso influencia no valor da passagem” –
essa era a explicação dada por muitos condutores de veículos de linha no treco
Brasil Novo/Altamira e Altamira/Brasil Novo.
Até início do mês de dezembro de 2013 as passagens
neste trecho de 46 km de rodovia custavam R$ 15,00 e ultimamente tanto na
Cootait quanto no Sintabran esse valor passou a custar R$ 20,00 um aumento real
de 33,33% sobre o valor anterior. Apenas a Coopertap continua com o valor de R$
15,00. A gasolina, que é o item que mais influencia no aumento das passagens,
teve um aumento de 4%, enquanto
o salário mínimo, de onde os brasilnovenses deve se virar para pagarem os
valores aumentados, teve um aumento de apenas 6,78%. “A cooperativa Coopertap
não vai aumentar porque isso é uma exploração das demais concorrentes,
lá é R$ 15,00 e não vai aumentar. Fizemos uma reunião e eles estão dispostos a
não aumentar a passagem por que dá pra ganhar dinheiro com valor de 15,00
reais” – Informou o Sr. Joserlan Alves vice-presidente da Coopertap.
Além do aumento abusivo a
justificativa de que as estradas ajudam a deteriorar os veículos não podem ser
consideradas neste caso, já que o asfaltamento neste trecho foi concluído
faltando apenas a construção das pontes. Viajar de Brasil Novo à Altamira ou
vice-versa, com valores acessíveis após a chegada do asfalto ficou apenas na
ilusão dos sonhos com o progresso e os passageiros desse trecho continuam a
pagarem um dos maiores valores em passagens intermunicipal do Estado do Pará.
Por: Valdemídio Silva
Fotos: Gestão Ambiental BR 230/422
PA
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