Brasil Novo Notícias: EMATER QUER TRIPLICAR A PRODUÇÃO DE MILHO EM ALTAMIRA EM TRÊS ANOS

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

EMATER QUER TRIPLICAR A PRODUÇÃO DE MILHO EM ALTAMIRA EM TRÊS ANOS


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Altamira, sudoeste paraense, já começou o plantio de milho, da cultivar Bandeirantes. A área plantada serve como Unidade Demonstrativa (UD) de técnicas e tecnologias de produção utilizando pequenas áreas e apresentando alta produtividade.

Este é o segundo ano do projeto, que ocorre no Travessão do Pimentel, na propriedade do agricultor familiar Francisco Matos, no Projeto de Assentamento Assurini e a expectativa da Emater é triplicar a produção de semente por hectare plantado, que hoje tem média na região de 30 sacas, além de evitar a abertura de novas áreas para plantio.

Segundo Ademar Rodrigues, técnico da Emater, a adoção de técnicas como gradagem, correção do solo e adubação, favorecem o aumento da produtividade da cultura. O projeto tem o acompanhamento da Emater em todas as etapas de produção. “É de suma importância a orientação técnica, temos observado que alguns produtores têm feito a gradagem do solo, mas têm deixado outros cuidados de lado e isso tem ocasionado até erosão nas áreas de plantio”, disse Rodrigues.

Para essa segunda etapa do projeto, a expectativa é colher 100 sacas de sementes de milho por hectare plantado. Segundo dados da Emater, só no último ano, por conta do incentivo aos agricultores, a área plantada de milho em Altamira aumentou pelo menos 10% em relação a última safra. No momento 80% do milho consumido em Altamira é importado. “Em cerca de três anos queremos que 60% do nosso consumo seja produzido aqui”, confirmou o técnico.

Iolanda Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário