Brasil Novo Notícias: Reforma, ampliação e construção de escolas são ações educacionais para os municípios da área de Belo Monte

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Reforma, ampliação e construção de escolas são ações educacionais para os municípios da área de Belo Monte

A Norte Energia tem realizado na região do Xingu diversas ações voltadas para o desenvolvimento dos cinco municípios da área de influencia direta a Belo Monte (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitoria do Xingu). Entre o cumprimento das condicionantes está a área da educação onde já foram realizadas obras de reforma, ampliação e construção de escolas. 

Ao todo 92 obras de educação estão previstas no Projeto Básico Ambiental (PBA), sendo que: 48 escolas já foram construídas na região da UHE Belo Monte, 5 escolas estão com obras em andamento, 4 escolas estão em fase de contratação, 9 escolas estão em elaboração de projeto e 26 escolas em análise de suficiência.

Em 2013 foi entregue a população de Altamira ­12 escolas sendo seis construídas e seis ampliadas ou reformadas. O município de Vitoria do Xingu foi beneficiado com a entrega de 19 escolas.

A cidade de Senador José Porfirio recebeu cinco lanchas adaptadas destinadas ao transporte escolar de alunos que vivem em áreas ribeirinhas distantes do centro urbano do município. As lanchas são equipadas com coletes salva-vidas, bancos estofados e cobertas com lona especial, para proteger os alunos do sol e da chuva, o investimento faz parte do Projeto Básico Ambiental (PBA). Em 2012, a Norte Energia já havia oferecido mais cinco lanchas, totalizando dez veículos aquáticos entregues a prefeitura de Senador José Porfirio, na localidade a Norte Energia também executou obras de reforma e ampliação das escolas e outras receberão investimentos ao longo de 2014. Em 2013 foram cinco obras executadas pela Norte Energia na área da educação.

O município de Anapu também já foi beneficiado com a construção e ampliação de escolas, em Belo Monte do Pontal, a Escola Dr. Acy de Jesus Barros Pereira também recebe obras de ampliação e outras receberão investimentos durante a instalação da obra na região. Até 2013 foram entregues a população anapuense 4 obras na área da educação.

A Norte Energia vem investindo pesado na infraestrutura de Brasil Novo. Para a educação, as escolas de ensino fundamental e infantil foram construídas, ampliadas e/ou receberam reforma. A biblioteca municipal e a Escola Irmã Terezinha estão em face de construção e há investimentos ainda em veículos e equipamentos escolares, quadras esportivas, em capacitação de profissionais e em merenda escolar. Até 2013 foram construídas 3 escolas e reformadas e ampliadas oito escolas.

Para 2014 a expectativa é que novas ações sejam executadas também com sucesso pela empresa junto à população que recebe o projeto na região, com a continuidade de novas construções de escolas e reformas.

Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário