Brasil Novo Notícias: Emater realiza mutirão para emissão de CAR em Senador José Porfírio

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Emater realiza mutirão para emissão de CAR em Senador José Porfírio


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) promove neste sábado, 11, e domingo, 12, em quatro comunidades que fazem parte do Projeto de Assentamento Ressaca, em Senador José Porfírio, região da Transamazônica, um mutirão com o objetivo de coletar dados para elaboração de Cadastro Ambiental Rural (CAR). A expectativa é atender pelo menos 140 agricultores familiares com esta ação.

No sábado pela manhã serão realizadas reuniões na Vila Ressaca, e pela tarde na Vicinal do Pirarara. No domingo pela manhã será a vez da comunidade Novo Brasil e à tarde a comunidade Alegria do Saber. A ação atende a cumprimento de meta de convênio entre o órgão e o Ministério de Meio Ambiente (MMA). Até o final deste ano, serão emitidos no município 845 cadastros e, de acordo com o técnico em agropecuária da Emater, Arino Tabosa, 40% desse número já foi executado.

O produtor sem CAR não tem acesso a políticas públicas como os programas Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf), de Aquisição de Alimentos (PAA), Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Nacional de Habitação Rural (PNHR). O cadastro é também uma ferramenta importante para conter o desmatamento. “O CAR está contribuindo para levar a conscientização sobre a questão da preservação ambiental aos agricultores familiares”, afirma Tabosa. No Projeto de Assentamento Ressaca as principais atividades econômicas são a cacauicultura e a pecuária de corte.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário