Brasil Novo Notícias: Balanço de 2013 aponta grandes investimentos na saúde da região do Xingu

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Balanço de 2013 aponta grandes investimentos na saúde da região do Xingu


Desde que as obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte chegaram à região do Xingu em 2011, os moradores dos municípios da área de influência do empreendimento vivem novos tempos. Em 2013, a saúde pública foi um dos setores que mais recebeu investimentos feitos pela Norte Energia, responsável pela construção da usina.

Em Altamira, a Norte Energia entregou aos moradores a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Brasília. Com capacidade para 180 mil atendimentos por ano, a nova unidade foi totalmente construída e equipada pela empresa sendo considerada uma das melhores em todo o Estado do Pará. Além da UBS Brasília, foram construídas quatro unidades básicas de saúde no município, fortalecendo a atenção primária e evitando a sobrecarrega nos hospitais públicos de média e alta complexidade.

As obras de construção do novo Hospital Municipal no bairro Mutirão, em Altamira, já começaram em abril de 2013 com o isolamento e a limpeza da área onde o prédio será erguido. A população ganhará uma unidade hospitalar moderna e bem equipada com 100 leitos para atendimento básico e de média complexidade, além de 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para atender a comunidade. A conclusão das atividades está prevista para abril deste ano.

Para garantir saúde de qualidade para os moradores da região do Xingu, a empresa também fez a doação de equipamentos hospitalares para o Hospital Regional da Transamazônica, hoje com 100 leitos para atender a demanda de média e alta complexidade dos municípios do entorno da obra da usina. Além de recursos para Altamira, houve aplicação de recursos na saúde pública dos municípios de Anapu, Vitoria de Xingu, Senador José Porfirio e Pacajá.

Em Anapu, a reforma e ampliação do novo hospital já começaram e as obras devem ser entregues no mês de maio. No município de Vitória do Xingu está em fase de conclusão a construção do prédio da Secretaria de Saúde, como também existem investimentos em várias comunidades da zona rural, onde foram construídas UBS, todas com gabinetes odontológicos. Até agora, já são 27 unidades básicas de saúde construídas e equipadas pela empresa e uma equipada que foi construída com recursos do Ministério da Saúde, totalizando 28 unidades entregues aos Municípios da Área de Impacto Direto.

Em Senador José Porfírio, a Norte Energia entregou, entre outras, a Unidade Básica de Saúde à comunidade do Distrito da Ressaca. O novo posto está equipado e pronto para atender os moradores, o que deve garantir o atendimento básico e evitar longas viagens para a realização de procedimentos simples, como vacinação e pré-natal.

Outro investimento que tem sido de grande impacto positivo na saúde da população da região do Xingu é o esforço conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará e dos municípios, que já resultou na redução de 86% dos casos de malária nos cinco municípios da área de influência do empreendimento, além do município de Pacajá. O percentual é resultado da comparação do ano de 2013 em relação ao ano de 2011, marco inicial das ações do Plano de Ação para Controle da Malária (PACM) coordenado pela Norte Energia.

As secretarias de saúde da região do Xingu também foram beneficiadas, com a entrega de veículos e equipamentos. A Norte Energia também tem investido em prevenção, por intermédio da realização de palestras que levam para a população informações sobre temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS e riscos à saúde devido ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário