Brasil Novo Notícias: Infectologista alerta para doenças em período de chuva

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Infectologista alerta para doenças em período de chuva


O infectologista Reinaldo Monteiro explica quais as doenças que atingem com maior frequência a população de Altamira no período em que as chuvas são intensas. Além disso, o especialista alerta para o cuidado em evitar contato direto com as águas contaminadas.

Em Altamira (PA), a infraestrutura de saneamento básico é precária, o escoamento e drenagem da água das chuvas são deficientes, a rede de esgoto é inadequada e a população não recebe água tratada. Esses problemas refletem na saúde da população, segundo o infectologista.

No recuo das águas, há muitos insetos, roedores, fezes de animais. A proliferação das doenças acontece na ingestão de água ou alimentos contaminados e no contato direto com a pele e mucosas. As doenças mais frequentes são a leptospirose, febre, hepatite A e E, cólera, malária e dengue. Com as águas empoçadas, o acúmulo de mosquitos da dengue é maior e há muitos anos esta é a doença mais frequente na cidade.

A leptospirose é outra doença muito comum que acontece pelo contato com a urina dos ratos, os sintomas são febre, dores no corpo, principalmente na panturrilha e pode ser diagnosticada em exame de sangue. Em casos mais graves pode ocorrer hemorragia pulmonar, água no pulmão e insuficiência renal. A infecção por meio de bactérias também é muito comum, principalmente em crianças.

Segundo o infectologista, o poder público não fornece estrutura urbana para a população, que muitas vezes não consegue se livrar do risco de ser contaminada com alguma doença. Reinaldo Monteiro alerta a população para que seja evitado todo o tipo de contato com água contaminada e que, na suspeita de qualquer doença, a pessoa se dirija a qualquer posto de atendimento de saúde para realização de exames e tratamentos por meio de antibióticos.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário