Brasil Novo Notícias: ALUNOS DA TRANSAMAZÔNICA VISITAM ÁREAS DE MANGUE EM MARAPANIM NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO

sábado, 25 de janeiro de 2014

ALUNOS DA TRANSAMAZÔNICA VISITAM ÁREAS DE MANGUE EM MARAPANIM NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO


Visita ao STTR de Marapanim
Os alunos do PRONERA - Curso Técnico em Agropecuário com Habilitação em Agroecologia, que está sendo realizado através de uma parceria entre a UFPA Campus Altamira e IFPA Campus Castanhal, tiveram a oportunidade de conheceram outras realidades de sistemas de produção. Os 38 alunos (agora 41), incluindo 08 do Município de Brasil Novo, visitaram uma área de mangue onde tiveram a oportunidade de conhecer outra realidade bem diferente da região da Transamazônica.
Pescadores de caranguejo e o Blogueiro e Aluno
Valdemídio Silva
Um dos objetivos da visita, que fez parte da aula prática de Legislação Ambiental e Legislação Agrária, foi de observar os impactos causados pela abertura da Rodovia Rodolfo Chermont PA-318 à pesca do caranguejo. O que de acordo com um dos pescadores que recepcionaram os alunos, causou um impacto significativo na atividade – “Antes da abertura desta estrada a maré alcançava uma distância bem maior do mangue fazendo com que facilitasse a pesca do caranguejo e hoje o caranguejo está mais distante. Além disso, o aumento da população exige maior número de caranguejo para suprir a demanda o que nos obriga a pesca-lo cada vez menor” – disse o pescador.
Aluna Marisângela (ao fundo), aluno Gedaídes, Professora
M.Sc. Regiara Modesto, Seu Nenê - Pre. da Colde Pes,
e Valdemídio Silva (Blogueiro e Aluno)
Para o Sr. Raimundo Pinto Ribeiro, a falta de políticas públicas que atendam às necessidades da população tem causado diversos problemas sociais no Município o que tem refletido diretamente nas questões ambientais, já que a economia local é baseada em sua maioria na extração do pescado.
Os alunos ainda conheceram a sede da Colônia de Pesca de Marapanim. De acordo com o Presidente Willsens Presley Lopes (Seu Nenê), os pescadores de Marapanim têm enfrentado muitos problemas, devido o distanciamento do poder público no apoio a organização e legalização da atividade.

Vegetação de Mangue ( MANGUEZAL) 


CARANGUEJO DIVIDIDO ESPAÇO COM O LIXO

Por: Valdemídio Silva
Fotos: Valdemídio Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário