Brasil Novo Notícias: Obra de Belo Monte impulsiona contratações na região do Xingu

sábado, 25 de janeiro de 2014

Obra de Belo Monte impulsiona contratações na região do Xingu


Esta semana a cidade de Altamira, sudoeste do Pará, pela primeira vez na história, figurou entre as 10 cidades que mais contrataram. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Segundo o órgão, Altamira é a nona cidade que mais contratou em 2013, com saldo positivo de 15 mil vagas formais. As contratações são reflexos do crescimento econômico da região, dado a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu.

Só o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), contratado pela Norte Energia para construir a usina, registra mais de 20 mil empregados. Quando somado aos funcionários das obras do entorno, o número ultrapassa de 40 mil.

Desde 2011 que Belo Monte beneficia os moradores da região com empregos e oportunidades. Com a criação do Programa Capacitar Para Crescer, quase 10 mil pessoas foram capacitadas para trabalhar na usina, nas mais diversas áreas de atuação, desde cozinheiro a operador de máquinas pesadas. "Oferecer capacitação profissional a um número tão representativo de pessoas é um dever que assumimos com muito prazer desde que chegamos à região do Xingu. Vamos seguir investindo para que milhares de brasileiros, principalmente aqueles que residem no Pará, aprendam uma profissão e passem a ter melhores condições de acesso ao mercado de trabalho", disse Marcos Sordi, diretor Administrativo do CCBM.

De acordo com dados do CCBM, 58% de seus trabalhadores são do Pará, sendo 32% de Altamira. Ou seja, mão de obra direta na construção da barragem.

De 72 empresas visitadas na região pela Fiepa (Federação da Indústria do Estado do Pará), 50% iniciou suas atividades no ano de 2010. Esse dado mostra que a construção da hidrelétrica de Belo Monte foi um fator decisivo para a instalação dessas empresas no município. “Essas empresas se instalaram um ano antes da implantação da Usina de Belo Monte, o que significa que o mercado está muito aquecido e se preparando para atender novos empreendimentos”, comentou a consultora da Fiepa, Amanda Nascimento.

Belo Monte é uma obra gigantesca no Norte pra gerar energia elétrica para milhões de brasileiros, e que por enquanto beneficia milhares de famílias do Xingu com oportunidades de trabalho.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário