Brasil Novo Notícias: ALUNOS DO PRONERA VOLTAM A ESTUDAR DEPOIS DE CINCO ANOS DE ESPERA PELA FINALIZAÇÃO DO CURSO

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ALUNOS DO PRONERA VOLTAM A ESTUDAR DEPOIS DE CINCO ANOS DE ESPERA PELA FINALIZAÇÃO DO CURSO

Alunos em visita ao Município de Marapanin
Beneficiários da Reforma Agrária e inseridos no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA (PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL), NA Rodovia Transamazônica BR -320 no oeste do Pará retornaram às aulas para a última Alternância do Curso Técnico em Agropecuário com Habilitação em Agroecologia, depois de cinco anos de paralisação. São representantes de  07 municípios daquela região que chegaram em Castanhal-PA no dia 12 de janeiro e permanecerão durante 45 dias estudando.

Alunos na viagem de Altamira para Castanhal
Eles se deslocaram dos municípios de Uruará, Medicilândia, Brasil Novo, Altamira, Souzel, Anapú e Pacajá. Dos mais de 80 alunos que iniciaram o curso em 2005, somente 38 voltaram para concluir a última alternância. Ao todo foram 08 anos aguardando para se formarem técnicos. A demora se deu pelo desinteresse do INCRA em desenvolver as atividades educacionais voltadas paras os PAS (Projetos de Assentamento Rural) que devido as burocracias institucionais não disponibilizou recursos para que os alunos pudessem  terminar o curso que só foi retomado pelo esforços da coordenação do campus da UFPA em Altamira e direção de ensino do IFPA em Castanhal que fez uma parceria e destinou aos filhos dos agricultores a oportunidade de realmente se formarem.

Alunos visitando um sistema de produção agroecológico no IFPA
em Castanhal
Reinaldo Souza descreveu a satisfação de poder terminar o curso e espera poder utilizar os conhecimentos para melhoria do sistema produtivo na propriedade da família – “Terminar este curso significa ter novas perspectivas de melhorias na cadeia produtiva de nossas propriedades, pois o aprendizado aqui deverá ser levado e empregado na busca por melhores condições de produção em nossa propriedade, pois ao nos preocuparmos com nosso sistema produtivo, estamos elevando a economia de nossos municípios, estado e do país” – disse Reinaldo.

Aula da disciplina de Leis Agrárias e Ambiental

Roda de Conversa de Integração entre alunos


Por: Valdemídio Silva
Fotos: Valdemídio Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário