Brasil Novo Notícias: AMUT PROMOVE SEGUNDA REUNIÃO DE INTERIORIZAÇÃO

sexta-feira, 10 de abril de 2015

AMUT PROMOVE SEGUNDA REUNIÃO DE INTERIORIZAÇÃO

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu
A Associação dos Municípios da Transamazônica e Santarém – Cuiabá realiza hoje (10), sua segunda reunião de interiorização no município de Vitória do Xingu, no sudoeste do estado. De acordo com o presidente da Associação, Alexandre Von, prefeito de Santarém que foi eleito recentemente para o biênio 2015/2016, a ideia é fazer com que as reuniões ordinárias aconteçam de forma alternada nos municípios que fazem parte da associação e com isso aproximar cada vez mais os gestores. O objetivo é promover uma discussão dos problemas que os municípios tem enfrentado junto aos governos estadual e federal como a falta de verbas do Estado e da União. Segundo o anfitrião do evento, Erivando Amaral (PSB), o município de Vitória do Xingu preparou uma grande programação para receber os gestores. “É uma oportunidade de discutir os problemas que temos em comum nos municípios da região Oeste do Pará. Os prefeitos também terão a oportunidade de conhecer de perto os problemas e os avanços de Vitória do Xingu, nos últimos três anos”, frisou Erivando.

O prefeito afirma ainda que a cidade, já conhecida como capital nacional da energia, vem sofrendo sérios problemas como na área da habitação por causa da falta de compromisso por parte dos órgãos federais responsáveis pela regularização de terras. “O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária não atendem à demanda daprefeitura e ainda criam uma série de barreiras para que não possamos regularizar as terras. Assim ficamos impossibilitados de construir escolas e postos de SAÚDE para atender as necessidades imediatas da população”, afirmou o prefeito.
Ainda de acordo com Erivando Amaral, as invasões de áreas começam a tomar conta do município, um dos efeitos do crescimento desordenado da região. As tentativas para regularizar as terras junto ao MDA e ao Incra são todas frustradas, o que prejudica inclusive, a implementação das condicionantes da Usina de Belo Monte. “O problema não é da Norte Energia. Nem é obrigação dela dispor de áreas para a construção de obras. Esta seria uma ação do município, mas, infelizmente, estamos engessados. Sempre que reunimos a documentação para solicitar a regularização das áreas junto ao Incra, o órgão alega que falta outro documento. Precisamos do apoio dos senadores para resolver este problema com urgência”, comentou o prefeito.
A cidade de Vitória do Xingu abriga hoje 93% das obras da hidrelétrica de Belo Monte, que é considerada a maior usina genuinamente brasileira e a terceira maior do mundo em potência instalada.
Foto e texto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário