Brasil Novo Notícias: Aumenta número de infectados pelo vírus da Aids no Pará

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Aumenta número de infectados pelo vírus da Aids no Pará

O registro de pessoas infectadas pelo vírus da Aids aumentou nos últimos anos, principalmente em municípios do interior do Pará, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. Apenas 30% dos casos são registrados na capital, os outros 70% acontecem no interior.
De acordo com o último boletim epidemiológico, o Pará é o sétimo estado brasileiro com o maior número de casos confirmados, a maioria entre adultos e jovens. Do ano de 2010 até 2015 foram 2.700 casos notificados.
Mais de seis mil paraenses portadores do vírus HIV recebem assistência médica por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Belém, é a Unidade de Referência Especializada (URE), do bairro do Telégrafo, que atende esses pacientes.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, já é possível fazer o teste rápido para detectar o vírus nos 144 municípios do Pará. O atendimento especializado na Aids registra uma média de 12 casos por mês, um número considerado alto pelos especialistas. A falta de uso do preservativo ainda é um dos principais fatores que contribui para os casos.
Na Região Metropolitana de Belém, a quantidade de infectados diminuiu entres os anos de 2013, onde o registro era de 424 infectados, e 2014 com 247. Em Carajás foram registrados 99 casos em 2013, em 2014 esse número passou para 173. No Baixo-Amazonas subiu de 101 para 150 casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário