Brasil Novo Notícias: POPULAÇÃO DE BRASIL NOVO TRANSFORMA A ESTRADA DO BAIRRO CIDADE ALTA EM UM NOVO LIXÃO A CÉU ABERTO

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

POPULAÇÃO DE BRASIL NOVO TRANSFORMA A ESTRADA DO BAIRRO CIDADE ALTA EM UM NOVO LIXÃO A CÉU ABERTO

Há vários anos, as pessoas que passam pela Avenida Castelo Branco no trecho conhecido como estrada nova, que ligas os bairros do centro de Brasil Novo ao Bairro cidade Alta reclamam dos fortes odores naquela estrada causado pelo lixo jogado no local. Na érea particular, que pertence à um empresário da Cidade, onde deveria serem jogados entulhos de resto de construção no intuito de fazer o aterro do terreno, está virando um novo lixão a céu aberto no centro da Cidade.
É de costume encontrar carcaças de animais mortos e ossos proveniente dos açougues jogados no local, o que causa o mal cheiro e atrai urubus.
Mas o problema não se resume ao acumulo de lixo e ao mal cheiro. Logo a baixo, há uma distância aproximada de 150 a 200 metros, passa um Igarapé, conhecido como Igarapé do Bizaque ou Rio de Pedras e que vem sofrendo mudanças drásticas devido ao aterramento.
Quando chove a enxurrada carrega essas impurezas contaminando o igarapé que é um afluente importante do Rio Jarucu, um dos principais rios do município. É visível que as constantes erosões tem causado o assoreamento e a morte do Igarapé.
O Executivo Municipal se reuniu na manhã do dia 29 de setembro de 2015 com representantes dos Bairros Vitória Régia e Vista Verde, SEMMA e um representante da norte energia para discutir sobre a construção do aterro sanitário que já está em construção, enquanto isso os lixões continuam ativos e a população continua jogando seu lixo em locais inadequados.

O LIXO E A SAÚDE PÚBLICA

O lixo tem papel importante no quadro epidemiológico de um município. Quando o lixo é acondicionado de forma inadequada por ser um ambiente adequado para se transformar em habitat e proliferação de vetores de diversas enfermidades contribuindo para o agravamento da saúde pública, além disso os resíduos ainda contaminam o ar, a águas superficiais e subterrânea e o solo.
Então não adianta nada a população exigir que o governo desenvolva ações para resolver as questões do lixo, se a própria população não se conscientizar da responsabilidade de cada um na solução do problema.

Por: Valdemídio Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário