Brasil Novo Notícias: RECEITA FEDERAL ALERTA PARA E-MAILS FALSOS EM NOME DA INSTITUIÇÃO

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

RECEITA FEDERAL ALERTA PARA E-MAILS FALSOS EM NOME DA INSTITUIÇÃO

A Delegacia da Receita Federal em Belém informa que existem e-mails falsos em nome da Receita Federal estão sendo enviados a alguns contribuintes de Belém, alegando que eles caíram na malha fina e estão em dívida com o fisco.
Tais mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras. Os links contidos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares no computador.
A Receita Federal esclarece que não envia mensagens via e-mail sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado em sua página na Internet.
Veja como proceder perante estas mensagens:
1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal; e
3. excluir imediatamente a mensagem.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet ([www.receita.fazenda.gov.br]www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (146).
Por: Gilmar Pretti
Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário