Brasil Novo Notícias: MERGULHADOR MORRE SEM OXIGÊNIO EM CAVERNA NA TAILÂNDIA

sexta-feira, 6 de julho de 2018

MERGULHADOR MORRE SEM OXIGÊNIO EM CAVERNA NA TAILÂNDIA


Saman Kunan, de 38 anos, era ex-integrante da Marinha
Foto: Ruamkatanyu Foundation / Via Reuters
Um ex-mergulhador da Marinha tailandesa que participava dos esforços de resgate dos meninos que estão em uma caverna inundada na Tailândia morreu na quinta-feira (5).
Saman Kunan, de 38 anos, levou suprimentos para o grupo de 13 pessoas, mas ficou sem oxigênio quando retornava para a entrada da caverna Tham Luang. Segundo a CNN, o ex-integrante do grupo de elite da Marinhatinha se voluntariado a participar da operação de resgate.
A morte de um militar experiente deixa claro os riscos do resgate dos 12 meninos, que têm entre 11 e 16 anos, e do técnico, de 25 anos. Alguns não sabem nadar e todos terão que aprender noções básicas de mergulho.
O grupo, que está preso desde 23 de junho, só foi encontrado por dois mergulhadores britânicos, após nove dias de intensas buscas, aglomerados sobre uma rocha a cerca de 4 km da entrada da caverna.
"A morte deste especialista mergulhador serve para mostrar a dificuldade dos trabalhos de resgate. Apesar desta morte, não vamos parar de trabalhar para resgatar o grupo", afirmou uma fonte do gabinete do governador da província de Chiang Rai, onde está localizada a caverna.
O corpo de Kunan será levado para a cidade de Sattahip, no sudeste, onde será realizado o funeral. Ele será cremado.
O nível de oxigênio na câmara de ar onde os meninos estão, na caverna, caiu para 15%. O nível normal é de 21%. Por isso, as equipes decidiram levar oxigênio ao local, segundo a BBC.
"O mergulho é sempre cheio de riscos. Ele pode ter desmaiado", fazendo-o se afogar, "mas temos que esperar pela autópsia", disse o vice-almirante da Marinha, Aphakorn Yookongkaew, segundo a CNN.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário