Brasil Novo Notícias: Delegado dá dicas de como evitar ser vítima do golpe do falso sequestro

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Delegado dá dicas de como evitar ser vítima do golpe do falso sequestro


Por volta de meia-noite da última quinta-feira, um casal de idosos dormia no quarto quando o telefone da sala tocou. Do outro lado da linha, criminosos diziam estar com o filho mais velho das futuras vítimas. A partir daí, foram mais de dez horas de tensão para a família, que caiu no golpe do falso sequestro. Titular da Delegacia Delegacia Antissequestro (DAS), o delegado Claudio Gois faz um alerta: desligue imediatamente a ligação e tente contato com o suposto sequestrado para evitar aumentar as estatísticas desse tipo de crime.

"Ao receber este tipo de telefonema, mantenha a calma e, se ouvir uma pessoa gritando ao fundo, não diga o nome de seus familiares. Em 90% dos casos, o contato é estabelecido e verifica-se que a pessoa não está sequestrada. Nos 10% restantes, a pessoa pode estar sem sinal de celular, dormindo, no cinema, na estrada".

Outras dicas:

- Objetos: Jamais marque de levar joias, dinheiro ou outros objetos para os falsos sequestradores. Há o risco de ser realmente vítima de sequestro.

- Mensagem: Qualquer pessoa que note alguém ao telefone nervosa e agindo de forma incomum, deve procurar saber o que está acontecendo, nem que seja por mensagem escrita.

- Delegacia: Caso não consiga contato com o suposto sequestrado, a pessoa deve dirigir-se a DAS ou a qualquer outra delegacia para comunicar o ocorrido e para que o caso seja apurado.

Com informações do Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário