Brasil Novo Notícias: Jatene, Ana Júlia, a maturidade e o circo

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Jatene, Ana Júlia, a maturidade e o circo


O tuano Simão Jatene e a petista Ana Júlia Carepa
na inauguração da Santa Casa:
maturidade contrastantecom a espetacularização oposicionista
(foto de Antonio Silva, da Agência Pará)
Olhem só, meus caros.
Oposição é bom e todo mundo gosta.
Fazer oposição é que dá sentido à democracia.
Sem divergência, o sentido plural da democracia fenece sob voluntarismos e caciquismos que, no Brasil, já proliferaram mais que chuchu na serra e tantos que contribuíram para desfigurar os partidos como instâncias legítimas de representação política.
Pois é.
Mas há oposição e oposição.
Há divergências e divergências.
Uma coisa é usar a divergência e a oposição para interessar a sociedade e convidá-la a conhecer visões distintas sobre temas que lhe são essenciais.
Outra coisa é tentar usar a espetacularização para ridicularizar adversários, sem atentar-se para o fato de que, em verdade, quem espetaculariza é que corre o risco de cair no ridículo.
Vejam agora.
Nesta semana, dois episódios simbólicos ofereceram a dimensão de a quantas anda a política paraense. E permitiram vislumbrar-ser o cenário que se avizinha para as eleições do ano que vem.
Na última segunda feira, PT e PSDB - e logo eles, acreditem - deram uma demonstração de maturidade política durante a inauguração da nova Santa Casa.
Maturidade do atual governador tucano Simão Jatene, que convidou a ex-governadora Ana Júlia Carepa - responsável por parte da obra - para participar da inauguração.
Maturidade da ex-governadora Ana Júlia Carepa, que aceitou o convite para participar do evento.
Jatene, inclusive, fez questão de destacar que o gesto de convidar Ana Júlia foi, da parte dele,  um símbolo de que não apenas é possível como é necessário dar maior qualidade à política e aos políticos, em consonância com que a população demonstrou nos últimos meses nos movimentos de rua.
Um dia depois da inauguração, na terça-feira, e na contramão do que aconteceu durante a inauguração da Santa Casa, o PMDB transforma o plenário da Assembleia Legislativa do Pará em picadeiro de circo.
Primeiro, a deputada Simone Morgado subiu à tribuna para cantar trechos da música "Apesar de Você", do Chico Buarque, para o governador.
Depois, para encerrar o espetáculo, deputados peemedebistas comemoram a inauguração da Santa Casa com um bolo servido no plenário.
E aí?
E aí que esse espetáculo foi ter tresandado (ui!) a certos cheiros e soado a certos tons, mas tudo ficou por aí mesmo. De prático mesmo, de concreto, sobrou a espetacularização.
É que, como já dito, a oposição não é apenas salutar, mas necessária no processo democrático.
Convém, todavia, conferir qualidade ao discurso.
Os gestos do PMDB são engraçadinhos, fazem todo mundo rir, caem no gosto popular do paraense para a galhofa, mas não se prestam a um partido que, sendo a terceira força política no Estado, quer disputar no próximo ano a chefia do Executivo estadual.
Na terça-feira a bancada do PMDB na Assembléia agiu usando de práticas da Velha República, do tempo das "pegadinhas" entre grupos políticos, desrespeitando a própria Assembleia Legislativa.
Num momento em que a sociedade inteira cobra cada vez maior postura dos políticos, aqueles que parecem surdos surdo às manifestações do povo brasileiro precisam, como se dizia, tomar tenência.
Porque quem não ouve a voz das ruas não está pronto para governar.
Ou está?

Fonte: Blog Espaço Aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário