Brasil Novo Notícias: Vendaval causou pânico e destruição na cidade de Tucuruí

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Vendaval causou pânico e destruição na cidade de Tucuruí


Por volta das 16h desta terça-feira (16), uma chuva de duração de mais de 30 minutos causou grande pânico aos moradores da cidade de Tucuruí, sudeste paraense, além de grandes prejuízos e muita destruição.

Uma tempestade, com ventos de mais de 90 km, assolou a cidade de Tucuruí, foram momentos de pânico e desespero de toda a população, que vivenciou a queda de árvores, casas sendo destelhados, muitos galhos de madeira, diversos materiais estavam voando em todas as direções, colocando todas as pessoas em riscos de sofrerem acidentes.


A população não teve reação de tentar salvar seus bens, e sim de tentar apenas resguardar suas integridades físicas, que estavam em risco em função a todo o material que estava circulando na ventania nas ruas e nas casas.

Dezenas de árvores foram arrancadas pela raiz, ruas foram fechadas pela quantidade de entulho de telhados, e fiações de energia se romperam, centenas de casa foram destelhadas e muros foram ao chão.


Foram trinta minutos de muito sofrimento e desespero, em diversos bairros foi registrado chuva de granizo, as águas pluviais invadiram as casas, os moradores de diversos bairros perderam tudo com a enxurrada de água da chuva, que além de invadir as casas, ainda com o destelhamento das residências molharam todos os móveis e aparelhos domésticos.



Segunda o depoimento da moradora Marias das Graças, do bairro Jardim Paraíso, “foi momentos de muito sofrimento, pensei que o mundo estava se acabando, uma chuva tão forte que nos meus 60 anos de vida, nunca tinha visto uma coisa dessas, além da queda de pedras de gelo, que perfurou o telhado e juntamente com a ventania destruí a cobertura das casas e derrubou os muros e árvores”.

O caos está instalado na cidade de Tucuruí, localizada a 460 km de Belém, 12 ruas principais foram interditadas, devido a quedas de árvores, diversos bairros estão sem energia elétrica, e sem previsão do religamento pela empresa concessionária.

Diversas empresas tiveram prejuízos incalculáveis, com a queda de seus muros e a invasão das águas tanto pelo destelhamento dos telhados como pela invasão pela rua.

O comércio fechou as portas com receio ao vendaval e uma destruição ainda maior.

A Defesa Civil de Tucuruí foi acionada, mas esclareceu que esta sem condições de garantir qualquer atendimento à população, que esta sofrendo em função ao efeito do vendaval. 


A Prefeitura de Tucuruí foi acionada através da Secretaria de Assistência Social, para dar esclarecimento a população, quais os procedimentos que serão adotados para atender as centenas de famílias que estão passando por este estado de calamidade pública, mas até o fechamento desta edição nenhum representante do poder executivo municipal, quis dar qualquer informação oficial, haja vista, o prefeito da cidade de Tucuruí Sancler Ferreira (PPS) é o único que centraliza a decisão de autorizar qualquer atendimento nestes casos aos moradores, sendo informado ainda que o prefeito estar fora da cidade, em viagem, acompanhando a comitiva do governador, em campanha eleitoral pelo interior do estado.


WELLINGTON HUGLES 
De Tucuruí 
Foto: Wellington Hugles

Nenhum comentário:

Postar um comentário