Créditos da Foto: Felype Adms
Lideranças indígenas de seis etnias do Xingu ocuparam a sede da FUNAI em Altamira, no sudoeste do Pará, na manhã desta quarta-feira (10). A ocupação é um protesto contra a falta de estrutura para atender os índios que vem das aldeias para a cidade. A principal reivindicação é a entrega da nova casa do Índio, uma obra que, segundo os manifestantes, deve ser entregue pela empresa Norte Energia, responsável pela Usina de Belo Monte.
O protesto reúne lideranças de 24 de aldeias do Xingu, que representam as etnias Xipaia, Curuaia, Parakanã, Xickrin, Araweté e Assurini. De acordo com os manifestates, cerca de 50 índios ficam alojados, de forma improvisada, na sede da FUNAI e nas instalações do Campus da Universidade Federal em Altamira todas as semanas. A maioria destes indígenas é composta por crianças, mulheres e idosos, que ficam em redes amarradas nos corredores da Universidade.
Os líderes entregaram um documento com as reivindicações ao Procurador da FUNAI em Altamira. A pauta também foi encaminhada à Fundação em Brasília, ao Ministério da Justiça e à casa de governo.
Fonte: O Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário