Brasil Novo Notícias: Empresa Norte Energia se pronuncia sobre protestos indígenas na UFPA

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Empresa Norte Energia se pronuncia sobre protestos indígenas na UFPA



A Norte Energia reitera que desde o dia 22 de julho de 2014 a Casa do Índio de Altamira está à disposição da Fundação Nacional do Índio

IMG_5851.JPGDeste a manhã desta quarta-feira 10, índios de 6 etnias mantém ocupação no prédio da Universidade Federal do Pará Campus 1, em Altamira, entre as pautas de reivindicações está o pedido de readequação e entrega da casa do índio na Orla da cidade, com espaço mais amplo e de acordo com as solicitações dos indígenas previamente consultados a cerca da estrutura construída. Sobre o assunto a empresa Norte Energia encaminhou hoje resposta acerca deste ponto da pauta, segue abaixo a nota na íntegra.
Nota da Norte Energia sobre obra do Projeto Básico Ambiental de Componente Indígena (PBA-CI) da Usina Hidrelétrica Belo Monte:
“A Norte Energia reitera que desde o dia 22 de julho de 2014 a Casa do Índio de Altamira está à disposição da Fundação Nacional do Índio (Funai), em perfeitas condições de uso, tanto em relação às obras civis quanto às hidráulicas e elétricas. Com a presença da imprensa, foi realizada em 14 de julho uma vistoria, na qual foi constatada a necessidade de pequenos reparos, como troca de lâmpada queimada, conserto de algumas tomadas, substituição de algumas telhas e ajuste no fechamento de algumas portas. Todos os reparos foram realizados e considerados satisfatórios, como consta do Termo de Vistoria assinado em 22 de julho, entre outros, pela responsável pela Funai em Altamira, Estella Libardi de Souza.
O novo espaço, com  área total de 2.235 metros quadrados, na Orla de Altamira, teve projeto estrutural definido com a ativa participação da Funai e das lideranças indígenas. São 33 quartos que atendem às aldeias da Área de Influência da UHE Belo Monte. Além dos dormitórios, a Casa tem área de vivência, jardim, reservatório para 12 mil litros de água potável, quiosque para reunião, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, lavanderia, e espaços para cozinha convencional e tradicional, refeitório, e depósito. A obra custou cerca de R$ 2,2 milhões e foi realizada pela Norte Energia S.A., como ação prevista no Projeto Básico Ambiental de Componente Indígena (PBA-CI) da Usina Hidrelétrica Belo Monte.”
Norte Energia S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário