Brasil Novo Notícias: Puxado pela construção civil, Altamira registra maior ocupação formal

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Puxado pela construção civil, Altamira registra maior ocupação formal



O aquecimento do mercado de trabalho nos últimos sete meses deste ano colocou Altamira, no Pará, no mapa das 10 cidades com mais oportunidades de emprego com carteira assinada do país. Dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), compilados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) revelam que a cidade está na frente, inclusive, de conhecidos polos de atração de mão de obra, como Contagem (MG), São Bernardo do Campo (SP), Rio de Janeiro( MG) e Manaus (AM).

A presença da Usina de Belo Monte ajuda a explicar essa pujança interiorana. "Os dados do Caged são compatíveis com a Pesquisa Mensal do Emprego do IBGE, que vêm mostrando que há uma perda de fôlego do emprego nas grandes cidades e fora delas há um crescimento um pouco mais vigoroso", aponta Rodrigo Leandro de Moura, economista da FGV.

Por trás das 9,2 mil vagas abertas em Altamira, de janeiro a julho, está a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que vem arregimentando, especialmente, profissionais da construção civil. O projeto colocou a cidade na quinta posição em abertura de postos formais de trabalho.

Na lista das 10 cidades mais dinâmicas também aparecem Santa Cruz do Sul (RS) e Bebedouro (SP). Ambas têm no agronegócio as bases de seu desenvolvimento. A primeira com o fumo, e a segunda com a indústria de sucos de laranja e da cana-de-açúcar.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário