Por: Vitoriano Bill
Do meu humilde ponto de vista, essa afirmação é uma maneira de negar uma forma de opressão/violência fortemente presente em nossa sociedade.
Essa semana, em Altamira, nos deparamos com um caso de RACISMO, de ódio à população negra. Uma jovem estudante universitária recebeu mensagens via facebook e e-mail de ameaças de estupro e morte, pelo fato dela ser NEGRA.
As mensagens são assustadoras! E estendidas à todo(a)s o (a)s negro(a)s da cidade.
Essa ameaça causa muito medo, mas temos que ter claro que isso é a síntese de uma violência cotidiana da qual aprendemos a viver com ela. Não sei porque, mas naturalizamos algumas formas de agressão sem tomarmos nenhuma providência.
Algumas vezes presenciei algumas pessoas falarem ‘esse é um PRETO de alma BRANCA’. Até num “elogio” o racismo é presente, isso é CRIME e deve ser punido!
Não podemos virar as costas pra não ver o acontecido. Temos que agir. Exigir punição ao criminoso, e garantir segurança aos ameaçados.
Hoje no Brasil, de cada dez jovens assassinados, sete são negros.
Nós, não podemos deixar essa ameaça virar algo natural e corriqueira, nem tão pouco tornar-se fato. E isso é da conta de todo mundo. A ameaçada é à uma negra, mas a vítima é toda sociedade, refém do crime racial e do medo.
Dizer que racismo não existe é compactuar com esse tipo de violência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário