Brasil Novo Notícias: Descaso na saúde paraense: Delegados obrigam Hospital Regional atender idosa

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Descaso na saúde paraense: Delegados obrigam Hospital Regional atender idosa


A ação dos delegados Igor Cangussu Leal e Thiago, da Delegacia de Polícia Civil de Redenção, ajudou na internação de uma paciente de Ourilândia do Norte, sudeste paraense, no Hospital Público Regional do Araguaia, localizado em Redenção. Antes, a senhora, de 62 anos, teve o atendimento negado na portaria do maior hospital de referência do sul do Pará.

Familiares da paciente resolveram se deslocar com ela para Redenção, após ela aguardar vários dias na fila de espera pela liberação de um leito, através do sistema de regulação do hospital. 
A idosa, que é diabética, sofrendo fortes dores no corpo e apresentando vários outros problemas de saúde, foi conduzida por familiares. Eles não viram alternativa a não ser procurar interná-la no Hospital Regional, mesmo sem a paciente ter sido chamada pela regulação. 

Na tarde do último domingo (14), os familiares da idosa foram em busca de atendimento no HPRA, mas, foram barrados na portaria por funcionários da unidade de saúde, que informaram que não seria possível a internação ou consulta da anciã se não fosse através do sistema de regulação.

O sofrimento da paciente foi parar na porta da delegacia de Polícia Civil de Redenção, onde os familiares relataram aos delegados Igor e Thiago, que a anciã precisava urgentemente de um atendimento médico. O calvário de Dona Maria do Socorro findou depois que os delegados acionaram uma ambulância do Samu, e solicitaram que os paramédicos realizassem um procedimento de primeiros socorros ali mesmo no pátio da delegacia.

Após um exame prévio, os paramédicos constataram que a paciente necessitava de internação. Dona Maria do Socorro foi encaminhada para o Hospital Municipal Iraci Ribeiro, onde passou por uma avaliação médica e logo depois foi internada no Hospital Regional Público de Redenção.

A reportagem fez contato, à noite, com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), mas até o fechamento não houve retorno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário