Brasil Novo Notícias: Entidades acompanham caso de estudante negra ameaçada de morte

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Entidades acompanham caso de estudante negra ameaçada de morte


A Ordem dos Advogados do Brasil seção Pará (OAB-PA) acompanha o caso da estudante Sonia Regina Abreu, ameaçada de morte e estupro por meio de mensagens deixadas no Facebook e por e-mail. De acordo com Luanna Tomaz, da comissão de direitos humanos da OAB, o caso já foi denunciado ao Ministério Público. A Polícia Civil, por meio da Superintendência de Altamira e da Delegacia de Repressão à Crimes Tecnológicos, também acompanha as ameaças.

Luanna Tomaz diz que o caso é grave e que existe a possibilidade de existir um grupo que estaria promovendo as ameaças em Altamira, onde Sonia mora e cursa engenharia florestal na Universidade Federal do Pará (UFPA). “Não queremos que vire só mais um caso de injúria racial. No e-mail está escrito que vai ser feito um extermínio de negros no município. Ele diz que são vários, que estão em todos os lugares. Para nós é racismo”, diz Luanna.

O crime envolve outro fato importante, por tratar-se de uma ameaça virtual. “Há muito assassinato de negro no país e isso é muito sério. Existem ainda as questões do mundo virtual, já que ele [agressor] invadiu o Facebook dela e usa a rede de internet da UFPA”, completa a representante da Ordem.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a UFPA informou que uma reunião será realizada às 16h, no campus de Altamira, para tratar sobre o assunto.

Sonia prestou denúncia à Polícia Federal, em Altamira, na manhã da última sexta-feira (13). Ela diz que agora está com medo e procura tomar cuidado ao sair de casa. Ela também não sabe o que pode ter motivado a ameaça. “Estou chocada e horrorizada. Aqui sempre foi tranquilo, tem muita gente de fora. Agora a cidade é outra porque muitas pessoas se mudam pra cá para trabalhar na Usina Belo Monte, então são muitas pessoas, a cidade se tornou uma coisa que a gente não conhece mais. Não sei a origem disso. Não tenho a menor ideia do que tenha motivado isso”, disse em entrevista ao G1, neste domingo (14).

Entenda o caso
A estudante Sonia Regina Abreu, de 27 anos, está assustada após ter recebido ameaças de morte pelo Facebook, por ser negra. A mensagem também possuía ofensas de cunho racial. O texto escrito pelo perfil “Branco White” na última quinta-feira (11) diz: “Em Altamira não há lugar para negros sujos como você. (...) Tá na hora de limparmos nossa cidade dessa peste negra. Neguinhas como você a gente estupra e depois queima pra não poluir o solo. (...) Lugar de negro é na senzala ou a sete palmos”. (veja mensagem completa na imagem acima). O perfil foi excluído da rede social. Sonia prestou denúncia à Polícia Federal, em Altamira, na manhã de sexta-feira (13).

G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário