Brasil Novo Notícias: Garimpo ilegal em reserva indígena é fechado no Pará

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Garimpo ilegal em reserva indígena é fechado no Pará

Atividade era realizada no município de Novo Repartimento. Garimpeiros foram levados para a delegacia do município.

Um garimpo ilegal foi fechado durante uma operação de combate à extração de minério. O local fica situado dentro da reserva indígena Parakanã, no município de Novo Repartimento, sudeste do Pará.
O Ibama monitorou a área e identificou o garimpo. A atividade funcionava em sistema de arrendamento, e os garimpeiros pagavam ao proprietário da terra uma porcentagem do que era encontrado.
Durante a operação, realizada em conjunto entre Ibama, Polícia Militar, Polícia Federal, Funai e Ministério Público Federal, foram encontradas 13 pessoas na área do garimpo, entre elas uma mulher e um bebê de um ano. A fiscalização ocorreu na última quinta-feira (11).
Além do crime ambiental, foi constado ainda situações de trabalho análogas ao trabalho escravo. Foram apreendidos dois veículos, maquinários, motosserra, espingardas e uma moto bomba.
Os barracos onde os trabalhadores estavam alojados foram destruídos e o grupo foi encaminhados para a delegacia de Novo Repartimento.
O auge da extração de minério no local teria sido há nove meses e estava prestes a ser desativado, mas os danos ao meio ambiente permanecem. Tanto o proprietário do terreno quanto os garimpeiros serão autuados por extração ilegal de minério e degradação da área.
“A partir de agora isso será denunciado pela Justiça, os responsáveis, as pessoas que estavam se beneficiando. Nessa situação, há garimpeiros extremamente pobres, que vivem em condições degradantes e trabalham em situação análoga à escravidão, e temos também aquelas pessoas que se aproveitam e utilizam essa mão de obra para aferir recursos ilícitos”, disse Luiz Eduardo, procurador da Justiça. 
G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário