Brasil Novo Notícias: Altamira ganha 250 mudas de castanheira para cinturão verde

quinta-feira, 31 de março de 2016

Altamira ganha 250 mudas de castanheira para cinturão verde


Altamira recebeu da Norte Energia 250 mudas de castanheira, que serão plantadas ao redor do Aterro Sanitário do município e servirão como cinturão verde no local. A doação das mudas aconteceu no dia 24 de março deste ano. É também em atendimento aos termos de Compromisso das Autorizações para Supressão Vegetal (ASV), emitidas pela Secretaria de Gestão Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT) para construção dos Reassentamentos Urbanos Coletivos (RUC’s) Jatobá, Laranjeiras, Água Azul, São Joaquim e Casa Nova. A doação compensou a supressão de Castanheiras no período da implantação dos novos bairros.

Com as mudas, a prefeitura irá complementar o cinturão verde existente nas proximidades do Aterro Sanitário da cidade, localizado na estrada para Vitória do Xingu. As novas árvores ajudarão a compor a vegetação na região e vão proporcionar a melhoria da qualidade do ar e temperaturas mais amenas na área urbana.

O Termo de Compromisso entre a Norte Energia e o Município previa a execução do plantio do triplo de Castanheiras para cada árvore suprimida dessa espécie. Como a castanheira é uma espécie inadequada para áreas densamente povoadas devido ao porte da árvore, além do risco com a queda de seus frutos e dela própria, houve um consenso entre a SEMAT e a Norte Energia em receber as mudas dessa espécie e plantá-las em formato de cinturão verde na área do Aterro Sanitário.

A responsabilidade da Norte Energia contemplava apenas cerca de 75 mudas, mas com o objetivo de contribuir com a reposição florestal da região, foi possível disponibilizar um número maior que o esperado para a realização do atendimento ao Termo de Compromisso e doação das mudas.

Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário