Brasil Novo Notícias: REFÉNS DE INDÍGENAS: Funcionários da Norte Energia são mantidos em aldeia Curuaia

terça-feira, 15 de março de 2016

REFÉNS DE INDÍGENAS: Funcionários da Norte Energia são mantidos em aldeia Curuaia

“Eles deram como pronto o sistema de abastecimento de água, porém o serviço ainda não funcionou corretamente na aldeia, então os funcionários foram impedidos de deixar o local”, diz Gilson Curuaia
Desde a última quinta-feira (10), 3 pessoas foram feitas reféns por índios Curuaias nas terras indígenas da tribo no território do município de Altamira. São dois funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviço para a Norte Energia que realizavam um monitoramento de serviços como o abastecimento de água, em implantação nas aldeias do alto Xingu.
Segundo as lideranças indígenas, o sistema de abastecimento de água na aldeia Curuatixé, não funcionou até o momento, já são mais de 6 meses que foi prometido um sistema completo para os indígenas, porém a água que está sendo usada hoje na localidade não é potável e sim, captada direto do Rio Xingu, sem nenhum tratamento.
“O que a gente precisa é de uma resposta da empresa, um comprometimento de quanto será escavado o poço artesiano para que nossa comunidade tenha água potável”, explica Gilson Curuaia
Ainda segundo Gilson, outras aldeias estão sendo afetadas pelo mesmo problema, o gerou revolta nos índios Curuaias, Gilson Curuaria garante que os índios da aldeia não agiram com violência, apenas tiraram peças do moto para que os funcionários não deixem a aldeia, alimentos e abrigo estão sendo ofertados pelos índios para funcionários.

SOBRE O TEMA: 

A infraestrutura para saneamento básico das aldeias é parte integrante do Projeto Básico Ambiental Componente Indígena – PBA-CI, previsto ainda na LI - licença de instalação da Hidrelétrica de Belo Monte, em construção no Rio Xingu, a aldeia fica aproximadamente 600 km em linha reta, após o rio Iriri no Alto Xingu, nessa região os índios acompanham de perto toda e qualquer obra firmada no PBA-CI, e costumam intervir imediatamente quando percebem atraso ou uso de material que julgam não serem satisfatório para as aldeias.
NOTA DA EMPRESA: 
Em nota a empresa Norte Energia informou que aguarda providências de órgãos como FUNAI e Polícia Federal, uma vez que já comunicou esses órgãos para intermediar a liberação de seus funcionários. A FUNAI em Altamira foi procurada, mas não se pronunciou sobre o caso.

Por: Felype Adms

Nenhum comentário:

Postar um comentário