Brasil Novo Notícias: CENTENAS DE PESSOAS PARTICIPARAM DO TRADICIONAL MASSACRE DO JUDAS NO MAIS ANTIGO BAIRRO DE BRASIL NOVO

segunda-feira, 28 de março de 2016

CENTENAS DE PESSOAS PARTICIPARAM DO TRADICIONAL MASSACRE DO JUDAS NO MAIS ANTIGO BAIRRO DE BRASIL NOVO


A 32ª Edição do tradicional massacre do Judas, manifestação realizada anualmente no Bairro Cidade Alta no município de Brasil Novo, oeste do Pará, reuniu um número considerável de público. O massacre do Judas, tradição trazida para a comunidade por uma família de nordestinos, faz parte do calendário cultural do município desde o ano de 1984.

Foi uma semana de preparação desde a confecção das “CARETAS” à arrecadação de donativos feita por um grupo de jovens mascarados denominados de “CARETAS”, que saem pelas ruas da Cidade fazendo arrecadação dos donativos para o sítio do Judas. Para muitos, a brincadeira é uma apologia à violência, mas para os populares essa é uma das maiores expressões cultural da comunidade.

No sábado à tarde um boneco confeccionado pelos moradores do bairro e simbolizando Judas foi pendurado a um tronco de 15 m de altura e no domingo os donativos colocados ao redor do tronco em um circo todo ornamentado e vigiado pelos caretas para evitar que fossem saqueados. E quem ousou saquear levou muitas chicotadas.

O evento contou com o apoio das Polícias Civil e Militar que atenderam a solicitação para que dessem suporte de segurança para a população. Como sempre, o evento foi finalizado com a subida no pau-de-sebo o que só foi conseguido depois de muitas tentativas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário