Brasil Novo Notícias: MUDANÇAS NO CÓDIGO CIVIL TORNA MAIS RIGOROSA A LEI DA PENSÃO

segunda-feira, 14 de março de 2016

MUDANÇAS NO CÓDIGO CIVIL TORNA MAIS RIGOROSA A LEI DA PENSÃO

A pensão alimentícia é um direito de toda criança, adolescente e idoso e algumas mudanças no Código Civil tornaram mais rigorosas as leis quanto às pensões.

Foto: Internet
Essas novas mudanças deverão entrar em vigor a partir da quinta-feira, 17 de março, e trará mudanças que deverão esquentar ainda mais as brigas por pensão entre os casais quando passar a valer as novas regras na lei da Pensão Alimentícia com a finalidade de dar mais segurança aos beneficiários. O texto da Lei prevê que o devedor dos alimentos terá a prisão cumprida no regime “fechado”, separado dos presos comuns, segundo traz parágrafo 4º do artigo 528. Na verdade essa sempre foi a prática usada, mas não que constava na Lei, o que gerava muita polêmica.

Rafael Rocha, advogado especialista em Direito de Família, destaca em sua página da Web que Além disso, o devedor que não pagar a Pensão Alimentícia terá seu nome protestado de ofício, isto é, o próprio juiz enviará ao cartório de protesto, previsto no artigo 528, parágrafo 1º. Essa é mais uma forma de forçar o devedor ao pagamento. É necessário lembrar que hoje o nome do devedor já é enviado ao serviço de proteção ao crédito por algumas varas de família.
Outra mudança significativa é a possibilidade de descontar da folha de pagamento até 50% do débito da pensão alimentícia, e não mais os 30%, previsto no artigo 529, § 3º da nova Lei. Assim, se alguém tem uma dívida de pensão alimentícia e passou a receber salário, poderá ter além dos 30% permitidos, mais 20% descontado no contracheque até quitar o débito. Tudo isso do rendimento líquido.
Destaca-se ainda que pela primeira vez aparecerá no Código de Processo Civil citação da alienação parental (quando um dos genitores procura desmerecer ou menosprezar o outro para fazer o menor se afastar), que está prevista no artigo 699, onde informa que o juiz deverá estar acompanhado por especialista. Este profissional, da área da psicologia provavelmente, já que o texto legal não informa, deverá acompanhar também o juiz nas audiências onde for constatado abuso.
O Novo Código Civil proporciona mais rapidez aos julgamentos, agora resta aos tribunais implementarem a execução em seus processos para que a sociedade obtenha resultados efetivos.


Fonte: Opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário