Brasil Novo Notícias: Pará confirma dois casos de microcefalia causada por zika

quinta-feira, 10 de março de 2016

Pará confirma dois casos de microcefalia causada por zika

Dois casos de microcefalia relacionados à zika forma confirmados no Pará, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (9). Outros 17 casos de microcefalia no estado são investigados para averiguar se há relação com o Zika vírus. Dezoito casos suspeitos foram descartados.
O primeiro caso de microcefalia associado ao Zika vírus no estado doi registrado em Belém, e confirmado em fevereiro pela Secretaria de Saúde de Belém (Sesma). A doença foi detectada em um bebê de dois meses no bairro do Tapanã. Após exames, a mãe foi diagnosticada com contaminação pelo Zika vírus quando ainda estava grávida.
Zika no Brasil
O Ministério da Saúde investiga 4.231 casos suspeitos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivas de infecção congênita. Dos casos já analisados, 745 foram confirmados e 1.182 descartados. Desde o início da investigação, foram notificados 6.158 casos suspeitos de microcefalia. Os dados do informe epidemiológico do Ministério da Saúde são enviados semanalmente pelas secretarias estaduais de Saúde e foram fechados no último sábado, dia 5 de março.
Os 745 casos confirmados ocorreram em 282 municípios, localizados em 18 unidades da federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Os 1.182 casos descartados foram classificados por apresentarem exames normais, ou apresentarem microcefalias e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infeciosas.
Os 6.158 casos notificados, desde o início das investigações, estão distribuídos em 1.179 municípios, de todas as regiões do país. A maioria foi registrada na região Nordeste (4.827 casos, o que corresponde a 80%), sendo o Estado de Pernambuco é a Unidade da federação com o maior número de casos que ainda estão sendo investigados (1.214). Em seguida, estão a Bahia (609), Paraíba (447), Rio de Janeiro (289), Rio Grande do Norte (278) e Ceará (252).

G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário