Brasil Novo Notícias: CONSULTA PÚBLICA DISCUTE CRIAÇÃO DO PARQUE NATURAL DE ALTAMIRA.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

CONSULTA PÚBLICA DISCUTE CRIAÇÃO DO PARQUE NATURAL DE ALTAMIRA.

Pela segunda vez a Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo realizam consulta pública para a discussão da criação do Parque Natural de Altamira: O Parque abrange o Igarapé Altamira, Igarapé Panelas, Igarapé Ambé e mais uma área de conservação ambiental que somam quase mil hectares. O Parque está situado na cota 100, 00 m de segurança, margem compatível à elevação do nível d’água necessária à geração de energia elétrica pela Usina Hidrelétrica Belo Monte.

Foi um momento importante que contou com a presença de representantes da prefeitura de Altamira, da empresa construtora da barragem, instituições do governo federal, organizações não governamentais, acadêmicos e a sociedade em geral. O intuito foi chamar a atenção para o compromisso que se firma, a partir de agora, para a criação, uso e preservação do Parque: da fauna, dando ênfase à proteção dos animais em risco de extinção, da flora e dos recursos hídricos.

É papel da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo fiscalizar e também sensibilizar a população sobre a responsabilidade ambiental de cada um, nesta importante criação. A unidade de conservação será um espaço verde, com áreas de lazer e recreação, estimulando o turismo ecológico.

O próximo passo é encaminhar a proposta à Câmara Municipal de Altamira para apreciação, alterações, caso seja necessário, e posteriormente a aprovação e promulgação. De forma paralela um grupo de trabalho composto por funcionários da SEMAT e COMAM irão construir o plano de manejo.
              
Por: Rodrigo Cardoso/SEMAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário