Brasil Novo Notícias: Procurador diz que prefeitura de Vitória do Xingu ficou surpresa com decisão do afastamento do prefeito

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Procurador diz que prefeitura de Vitória do Xingu ficou surpresa com decisão do afastamento do prefeito

Em entrevista coletiva ontem, 28/06, no auditório da Secretaria de Saúde de Vitória do Xingu (PA), o Procurador Geral do Município, Arnaldo Cruz, comentou sobre a decisão do Tribunal de Justiça do Estado em condenar a prisão e afastar o prefeito Erivando Amaral (PSB) do cargo.
O Procurador explicou que a decisão é de uma ação instaurada em 2003, quando Vando era presidente da Câmara de Vereadores de Vitória do Xingu. De acordo com o processo, o executivo era acusado de improbidade administrativa, por suposto ato de falsificação de assinaturas para concessão e pagamento de diárias aos vereadores. O Procurador sustentou que a primeira ação civil pública, originada do processo, foi julgada em 2015 e absolveu, por unanimidade Erivando Amaral, já que nas provas existentes nos autos do processo, não existia qualquer indício que comprovasse a denúncia.
Neste novo julgamento do dia 27 de junho, Arnaldo Cruz afirma que os desembargadores usaram as mesmas informações e laudos do primeiro julgamento que absolveu o prefeito, mesmo assim ele foi condenado a se afastar do cargo, o que surpreendeu toda equipe de governo.
Apesar de todos os membros das Câmaras Criminais condenarem por unanimidade o (hoje prefeito) Vando a 8 anos e 8 meses de prisão, o Procurador alegou não haver nenhum mandado de prisão contra o prefeito. “A decisão estabeleceu apenas o afastamento de Erivando Amaral do cargo de chefe do executivo”, disse Arnaldo Cruz.

A defesa de Erivando Amaral ainda não foi notificado da sentença, mas informou que irá recorrer da sentença. “A assessoria jurídica pessoal do prefeito vai tomar todas as medidas cabíveis para reverter essa decisão. No máximo em 30 dias os advogados devem conseguir reverter essa decisão judicial e reintegrar Erivando Amaral ao cargo”, contou o Procurador.


Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário