Brasil Novo Notícias: Casa Familiar Rural de Placas é atingida por Incendio e fica parcialmente destruida

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Casa Familiar Rural de Placas é atingida por Incendio e fica parcialmente destruida

Na ultima terça feira dia 31 de maio de 2016, a Casa Familiar Rural de Placas foi atingida por um incêndio que destruiu parte da estrutura da mesma.
Segundo as primeira informações o incêndio iniciou no alojamento feminino onde dormiam estudantes de 11 a 18 anos, e teria sido provocado por uma vela, pois em Placas faltou energia durante a maior parte do dia, como falta costumeiramente se cair algumas gotas de chuva.
Quando o incêndio foi detectado o dormitório foi esvaziado imediatamente, e iniciou-se a corrida para conter o fogo, mas a Casa Familiar Rural estava sem agua devido a falta de energia, e a solução encontrada foi derrubar algumas paredes para separar o incêndio do restante da escola.
O resultado final do incêndio foi a destruição do Alojamento feminino e de toda a secretaria da Escola, e foi transformado em cinzas toda a documentação da escola desde a sua fundação até o presente momento, móveis, arquivos, impressoras, camas, beliches, central de ar e os pertences pessoais das alunas, tais como roupas, bolsas, cadernos, documentos, e muito mais. Enfim de algumas alunas foram destruídos todos os pertences pessoais, pois como residem na zona rural traziam todas as suas roupas e pertences pessoais para a escola.
Por isso pedimos a ajuda da população para essas adolescentes, se você puder ajudar com roupas, toalhas, calçados, Bolsas, produtos de higiene pessoal, pode levar os donativos na Casa da Dona Jaci, próximo a escola Almir Gabriel, se não souber o Endereço pode deixar na loja Raquel Cosméticos, que estaremos repassando para a Direção.
Vamos mostrar a nossa solidariedade nesse momento e ajudar essas jovens, que estão precisando, vamos contribuir com qualquer produto ou quantia financeira, qualquer ajuda é importante neste momento.
Conversei com a Diretora Dona Jaci, e a mesma me falou que ainda não sabe estimar o tamanho do prejuízo, mas que será feito um levantamento de todo o material necessário para a reconstrução da ala destruída, e que arrecadado os materiais os Pais dos alunos já se dispuseram a reconstruir a escola e doarão toda a mão de obra.
Dona Jaci Informou também que a Casa Familiar não tem recursos para a aquisição dos móveis e equipamentos que foram queimados, e que conta com a solidariedade da população e dos orgão públicos para equipar novamente a unidade após a reconstrução.
Devido ao incêndio, as aulas foram paralisadas já que no momento não temos condições de reconstruir o Pavilhão atingindo, e nem condições de manter os alunos da unidade.

Conheça a Casa Familiar Rural


 A Casa Familiar Rural é um espaço destinado à formação de jovens do meio rural, que recebem formação técnica, profissional e gerencial, tendo como objetivo qualificar esses jovens e oferecer alternativas de renda e de trabalho, para assim permanecerem e beneficiarem a própria região. As aulas na Casa Familiar Rural são em sistema de alternância.
A Associação da Casas Familiar Rural de Placas é a responsável pelo projeto, administrado por órgãos públicos e privados e pela família dos alunos que estudam na Casa. 
A Casa Familiar Rural apresenta uma forma diferenciada de aprendizado que tem com base a pedagogia da alternância, onde alunos, filhos de produtores rurais e de localidades distantes podem ter acesso ao ensino fundamental, médio e técnico gratuito sem se desligar de suas atividades na propriedade, ao que se chama de tempo escola e tempo comunidade, ou seja os alunos ficam uma semana na Casa Familiar Rural e uma semana em casa desenvolvendo as atividades práticas referentes a teoria aprendida no tempo escola. Os alunos do ensino fundamental e médio além da educação básica ainda recebem a qualificação em atividades agropecuárias e agroecológicas e os alunos do ensino técnico quando terminam o curso recebem um certificado que lhes possibilitam atuarem como técnicos.
O objetivo da proposta é profissionalizar os jovens do campo, assumindo a proposta pedagógica curricular integrada ao Ensino Médio, utilizando para seu desenvolvimento curricular a Pedagogia da Alternância, elevando a escolarização e contribuindo para a melhoria dos índices da qualidade de vida, necessários para o exercício da cidadania das comunidades rurais, e oferecer aos jovens rurais, uma formação humana integral, adequada à sua realidade, para possibilitar o exercício da cidadania plena, melhorar a qualidade de vida das famílias rurais, estimular no jovem rural o sentido de comunidade e vivência grupal e demonstrar a possibilidade de viabilizar uma agricultura sustentável.

Por: Gilberto Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário