Brasil Novo Notícias: Belo Monte já opera comercialmente com três turbinas

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Belo Monte já opera comercialmente com três turbinas

Foto: Osvaldo de Lima
A Usina Hidrelétrica Belo Monte já conta com três turbinas em operação comercial desde o dia 8 de junho, quando a Unidade Geradora N° 2 da Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental, começou a operar oficialmente. São mais 38,8 MW fornecidos pelo empreendimento ao Sistema Integrado Nacional (SIN) com a geração autorizada e publicada no Diário Oficial da União.
Belo Monte começou a gerar energia, comercialmente, desde abril deste ano. Agora já são 688,7 MW de energia gerada por Belo Monte para o Brasil. O comissionamento da segunda unidade geradora de Pimental foi concluído no dia 31 de maio. Em seguida, a Norte Energia, responsável pela hidrelétrica, solicitou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorização para gerar energia para o SIN.
Pimental é a menor casa de força da UHE Belo Monte e será responsável por 3% da energia gerada, com 233,1 MW, dos 11.233,1 MW de potência da usina. No dia 28 de abril, a primeira unidade deste sítio começou a operar comercialmente. Já no Sítio Belo Monte a geração comercial começou em 20 de abril. Na Casa de Força Principal, os trabalhos para ativação da segunda turbina estão sendo concluídos este mês. Lá estão sendo instaladas 18 turbinas, com capacidade para gerar 11 mil MW.

Pimental terá seis turbinas em funcionamento, cada uma com capacidade de 38,8 MW. A Casa de Força Complementar está localizada ao lado do vertedouro de Belo Monte, no barramento principal da hidrelétrica, no Rio Xingu. Com a Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte, a maior hidrelétrica 100% nacional vai gerar energia para 60 milhões de pessoas, em 17 estados brasileiros.

As informações são da Norte Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário