Brasil Novo Notícias: CRIANÇAS DO PA COMEÇAM A TRABALHAR DE FORMA IRREGULAR MAIS CEDO, DIZ MPT

quarta-feira, 27 de julho de 2016

CRIANÇAS DO PA COMEÇAM A TRABALHAR DE FORMA IRREGULAR MAIS CEDO, DIZ MPT

De 2013 a 2014, crescimento do trabalho infantil ultrapassou 70%. Segundo o Dieese, a maioria das crianças está na área agrícola.

Dados do Ministério Público do Trabalho (MPT) apontam que o Pará está entre os estados do Brasil onde as crianças começam mais cedo a trabalhar de forma irregular. Somente na região Norte do país, de 2013 a 2014, houve um grande crescimento no quantitativo de crianças em ocupação, ultrapassando 70%.
Na última semana, crianças e adolescentes foram flagrados vendendo  produtos no meio da rodovia BR-316. “O trabalho infantil ou a ocupação infantil não é natural e não faz parte desse período da vida da criança, que precisa da socialização, ou seja, na escola, na família e principalmente na comunidade”, explica o vice- presidente da comissão da criança e adolescente, Raimundo Dickson.
Segundo o procurador José Carlos Azevedo, os municípios com histórico de exploração do trabalho infantil recebem uma verba para a erradicação da atividade. “A maioria até desconhece a serventia da verba. Aí essa verba fica parada”, explica.

Área agrícola

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) constatou que, no Pará, a maioria das crianças em ocupação está na área agrícola, depois vem o trabalho urbano e o trabalho doméstico.
O taxista José Ribamar teve uma infância pesada, pois começou a trabalhar desde os 7 anos de idade. ”Eu fui vender as coisas na praia. Eu tive essa iniciativa para ajudar os meus pais”, relembra.
José Ribamar conta que não quer a mesma realidade para os filhos. “Eu estou trabalhando até hoje para que eles não passem pelo o que eu passei”, ressalta o taxista.


Fonte: G1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário