Brasil Novo Notícias: JEJUM PROLONGADO JÁ NÃO É EXIGIDO POR LABORATÓRIOS

sexta-feira, 14 de abril de 2017

JEJUM PROLONGADO JÁ NÃO É EXIGIDO POR LABORATÓRIOS

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Recentemente, as sociedades brasileiras de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, de Cardiologia e de Análises Clínicas, chegaram a um consenso e decidiram flexibilizar a obrigatoriedade do jejum de 12 horas para os exames de colesterol e triglicérides.
De acordo com o diretor Técnico do Sabin, Rafael Jácomo, o laboratório já não  exige mais o jejum para os exames de colesterol e de triglicérides desde o início do ano. Mas essa recomendação é reflexo do avanço tecnológico na área da saúde e traz vantagens para o paciente. “ A opção do paciente não ser obrigado a fazer um jejum de 12 horas vai beneficiar a todos, principalmente os diabéticos, crianças e idosos”, afirma.
Esse intervalo grande sem ingestão de alimentos e líquidos (com exceção da água para maioria dos exames laboratoriais) foi estabelecido porque seria o tempo máximo que uma pessoa normal levaria para metabolizar tudo o que havia consumido. Atualmente, a maioria dos exames pede um jejum de até 3 horas. De qualquer forma, Rafael Jácomo ressalta que, quando necessário, o jejum deve vir indicado pelo médico que solicitou o exame.


Fonte: DOL Com informações do Laboratório Sabin

Nenhum comentário:

Postar um comentário