Brasil Novo Notícias: CHUVA DE GRANIZO ASSUSTA MORADORES DE URUARÁ

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

CHUVA DE GRANIZO ASSUSTA MORADORES DE URUARÁ

Em fazendas a 20km do centro da cidade, moradores filmaram na última sexta-feira (3), uma chuva de granizo na região do Chapadão e no km 157 da BR-230 entre Altamira e Uruará no sudoeste Paraense, o fenômeno em alguns locais durou cerca de 20 minutos, as pedras de gelo foram filmadas por moradores.

Veja o vídeo abaixo!

Como uma chuva assim se forma?

Segundo a meteorologia, as gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. "E ela só aparece nas regiões mais quentes", explica Mario Festa, professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo. Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.
A ocorrência do granizo, portanto, é mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo.

Por: Felype Adms (pesquisa Climatempo)
Fonte: Xingu230

Nenhum comentário:

Postar um comentário